Os chefes executivos de quatro das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos prestarão depoimento nesta quarta-feira (29) a um subcomitê que investiga práticas anticompetitivas de mercado. Estarão presentes na audiência Jeff Bezos (Amazon), Tim Cook (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook) e Sundar Pichai (Google e Alphabet).
O quarteto foi convocado como parte de investigações do governo norte-americano a respeito de acusações de dominância de mercado e irregularidades em serviços online, que prejudicam a concorrência e criam monopólios em sistemas operacionais e redes sociais.
A sessão está marcada para as 13 horas (horário de Brasília) e será transmitida no canal da House Judiciary no YouTube.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Encontro aguardado
Cada um dos quinze membros do comitê terá cinco minutos para cada pergunta. Os CEOs vão participar por videoconferência, tanto por medidas de segurança graças à pandemia do novo coronavírus quanto por uma alteração na data original do depoimento.
Entre os temas esperados, estão as políticas rígidas da App Store (também investigada na Europa), o controverso sistema de anúncios da Google e o império de serviços concentrados pelo Facebook. A investigação está em andamento há cerca de um ano e pode resultar em penas financeiras ou até de ordem estrutural, como alterações em políticas de uso de alguns desses serviços.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)