menu
Tecmundo
The BRIEF

Google força OnePlus a retirar Fortnite de seus aparelhos

Companhia tinha parceria com a Epic Games, que permitia a instalação do jogo sem necessidade da Play Store

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

14/08/2020, às 08:00

Google força OnePlus a retirar Fortnite de seus aparelhos

Fonte:  OnePlus/Divulgação 

Imagem de Google força OnePlus a retirar Fortnite de seus aparelhos no tecmundo

A Google forçou uma quebra de contrato entre a OnePlus e a Epic Games. A desenvolvedora de jogos e a fabricante de smartphones tinham uma parceria que permitia que o mega popular Fortnite pudesse ser instalado nos aparelhos, sem a necessidade de usar a loja de apps da Google, ou seja, a Play Store.

Fortnite foi banido da App Store e Play Store

O caso é que a Apple e a Google baniram o Fortnite de suas lojas de aplicativos móveis, por práticas de cobranças consideradas ilegais, que vinham sendo realizadas pela Epic Games. Para burlar a taxa sobre transações que ambas as lojas de apps cobram dos desenvolvedores, a Epic Games disponibilizava duas modalidades de compras de itens no Fortnite: uma mais cara, com a taxa inclusa; e outra com desconto, sem a taxa.

Epic Games e OnePlus eram parceiras.Epic Games e OnePlus eram parceiras.

Agora, a companhia está processando a Google e a Apple, alegando que as gigantes de tecnologia se apoiam em seu domínio de mercado para lesar desenvolvedores, parceiros menores e, consequentemente, consumidores.

Quebra de contrato com a OnePlus

Na ação contra a Google, a Epic Games ainda a acusa de ter forçado a OnePlus quebrar o contrato que mantinha com a desenvolvedora de jogos.

Epic Games e OnePlus eram parceiras desde o lançamento do Fortnite, quando a fabricante de celulares permitia que o jogo fosse instalado por meio de um aplicativo que funcionava sem intervenção da Play Store. Também foi nos aparelhos da companhia que o game estreou rodando em 90 Hz.

Supostamente, a LG foi forçada a tomar a mesma atitude que a OnePlus, já que, em seus aparelhos, o jogo também poderia ser instalado por um aplicativo à parte.

Agora, o único país onde os aparelhos da OnePlus ainda podem ter o Fortnite pré-instalado é a Índia. A companhia disse que a Google a orientou a não manter instalações de aplicativos por fora da Play Store por questões de segurança.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.