menu
Tecmundo
The BRIEF

Apple estuda permitir o uso do OS X em processadores ARM

Trabalho desenvolvido por engenheiro da empresa mostra desafios enfrentados para adequar o sistema operacional à arquitetura.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

07/02/2012, às 11:02

(Fonte da imagem: The Verge)

Um trabalho acadêmico desenvolvido por Tristan Schaap, engenheiro CoreOS da Apple, revela as intenções da empresa em adaptar o OS X para processadores ARM. O projeto, batizado com o nome “Porting Darwin to the MV88F6281” detalha como a parte básica do sistema operacional foi modificada para se adaptar à arquitetura.

Schaap conseguiu que o OS X Snow Leopard fosse inicializado em um modo de prompt com múltiplos usuários no chipset Marvell, embora ainda persistissem alguns problemas de hardware. O processo exigiu a criação de um sistema de arquivos e de um kernel totalmente novos, além de obrigá-lo a modificar diversos códigos antigos do ramo ARMv5 da XNU.

O engenheiro afirma que um lançamento adequado do OS X em processadores ARM exigiria a modificação significativa de uma grande quantidade de linhas de código. Além disso, seria preciso criar novos drivers capazes de se aproveitar dos hardwares fabricados pela Apple, e todos os aplicativos teriam que ser reescritos ou adaptados para as características específicas da arquitetura.

Apesar de o trabalho acadêmico não revelar nenhum plano concreto da Apple, ajuda a aumentar os rumores de que a empresa está ao menos considerando usar os chips baseados na tecnologia em notebooks, tablets e até mesmo smartphones.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.