menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Google pode ser alvo do maior processo antitruste em 20 anos

Governo dos EUA e estados podem iniciar 2 processos antitruste contra a gigante de tecnologia na próxima semana

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

schedule23/09/2020, às 12:30

Fonte:  Unsplash/Nathana Rebouças/Reprodução 

Imagem de Google pode ser alvo do maior processo antitruste em 20 anos no tecmundo

Ser uma grande companhia de tecnologia nos Estados Unidos não é uma tarefa fácil. Nos últimos anos, várias empresas se envolveram em escândalos relacionados a corrupção, vazamento de dados e outros problemas. Agora, a Google poderá ser processada pelo governo e pelos estados norte-americanos em duas ações antitruste.

Práticas de competição de mercado

A investigação antitruste direcionada às "plataformas online líderes de mercado" do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ, na sigla em inglês) teve início há pouco mais de 1 ano, mas o órgão não havia divulgado a lista de empresas que seriam analisadas. Especialistas no assunto passaram a considerar a Google como uma das companhias-alvo logo de imediato, o que foi comprovado em setembro do ano passado quando ela admitiu estar sendo investigada.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Google pode enfrentar dois grandes processos por suas práticas de competição de mercado.Google pode enfrentar dois grandes processos por suas práticas de competição de mercado.

Na mesma época, um grupo de procuradores-gerais que representam 50 estados e territórios dos EUA também abriu uma investigação antitruste conjunta contra a Google. Aparentemente, esse inquérito tem foco nos negócios de publicidade da companhia, enquanto a investigação do DOJ visa às operações relacionadas à ferramenta de busca da empresa.

Em paralelo, o procurador-geral dos EUA, William Barr, deseja que uma das ações antitruste contra a Google seja arquivada, talvez ainda neste mês, mesmo que haja alguma resistência dentro da Divisão Antitruste do DOJ. Assim como outros republicanos, ele pretende concluir a articulação o mais rápido possível, a fim de gerar notícias positivas para o Governo Trump antes das eleições. Já os democratas preferem que o caso seja estudado de forma mais lenta e abrangente.

Os estados ainda têm a opção de aderir ao caso federal, manter o próprio processo, entrar com um processo extra ou desistir de ambos.

Enquanto isso, a Google enfrenta outras investigações por supostas práticas desleais de concorrência dentro e fora dos EUA.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.