menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Fabricante de peças de iPhone usa trabalho forçado na China

Lens Technology teria recebido milhares de trabalhadores muçulmanos uigures enviados pelo governo chinês

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

30/12/2020, às 05:30

Fabricante de peças de iPhone usa trabalho forçado na ChinaFonte:  Unsplash 

Imagem de Fabricante de peças de iPhone usa trabalho forçado na China no tecmundo

A Lens Technology, uma das mais antigas fornecedoras de peças para o iPhone, está sendo acusada de usar trabalhadores muçulmanos à força em suas fábricas na China. A denúncia foi publicada pelo The Washington Post nesta terça-feira (29), com base em investigação feita por um grupo de direitos humanos.

Os relatórios do Tech Transparency Project, aos quais o veículo teve acesso, detalham que milhares de trabalhadores da minoria muçulmana uigur foram enviados de maneira forçada para atuarem na empresa, que também atende à Tesla e à Amazon, além da Apple.

Conforme os documentos, os uigures enviados pelo governo chinês são forçados a trabalhar na companhia localizada em Xinjiang em condições semelhantes às de prisioneiros. Caso não queiram aceitar a oferta, a outra opção dada a eles pelas autoridades é ir para centros de detenção comparados a campos de concentração, segundo o grupo.

A empresa fornece peças para o iPhone há um longo tempo.A empresa fornece peças para o iPhone há um longo tempo.

Mais empresas instaladas na região, próxima à fronteira com o Afeganistão e o Paquistão, também têm sido acusadas de trabalho forçado. De acordo com o jornal, há mais de 1 milhão de muçulmanos em condições similares nesta parte da China Ocidental, obrigados a trabalhar em fábricas de eletrônicos, bebidas, roupas e outros tipos de produtos.

Apple nega acusações

Afirmando ter “tolerância zero para trabalho forçado”, a Apple comentou que faz auditorias de surpresa em toda a sua cadeia de suprimentos e revelou ter garantido, no início do ano, que nenhum dos seus fornecedores em Xinjiang usasse mão de obra uigur transferida pelo governo.

Há alguns dias, a Maçã teve que lidar com acusações semelhantes em uma de suas fornecedoras na Índia, com a produção do iPhone sendo suspensa após a instalação ser depredada pelos trabalhadores.

O governo chinês também se pronunciou, dizendo que os uigures trabalham na fábrica por opção própria, afirmação contestada pelo Tech Transparency Project. Já a Lens Technology não se manifestou sobre as denúncias.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia