Começou, na tarde desta terça-feira (18), o Google I/O 2021, a conferência de programadores da gigante de tecnologia. O evento, que foi realizado online e transmitido gratuitamente, trouxe novidades importantes sobre o Android 12 e em relação aos mais variados aplicativos da empresa. Confira, a seguir, tudo o que rolou de mais importante neste 1º dia.
Novidades Google Workspace
O Google Workspace, que substituiu o antigo GSuite, ganhou várias novidades. Entre elas, a adoção de cartões inteligentes para mostrar a localização, cargo e outras informações de contatos. O sistema estará presente no Docs, onde será possível vincular várias pessoas a um documento.
Outro recurso interessante foi a integração entre o Meet e outras ferramentas. Com isso, será possível editar textos enquanto uma videochamada está em andamento.
)
Campus exclusivo de computação quântica
A empresa revelou que abriu um campus voltado exclusivamente para o desenvolvimento de tecnologias para computação quântica. O complexo será localizado em Santa Bárbara, na Califórnia. Lá, ficarão os laboratórios de pesquisa de hardware e as próprias fábricas dos processadores quânticos. A ideia será criar um computador quantico em menos de uma década.
)
LaMDA: ferramenta que utiliza linguagem neural
O LaMDA, Language Model for Dialogue Applications, é uma nova ferramenta que utiliza linguagem neural para simular conversas reais. Considerada uma evolução dos chatbots, a promessa é que a tecnologia "pode se envolver de maneira fluida em um número aparentemente infinito de tópicos". O CEO do Google, Sundar Pichai, exemplificou o uso do recurso simulando uma conversa de um usuário com o Plutão. O Planeta Anão deu "dicas" do que fazer caso alguém queira visitá-lo.
)
Novidades sobre segurança
A gigante da tecnologia anunciou várias novas ferramentas de segurança para aplicações no computador e celular. Entre os recursos estão melhorias para o Password Manager, o aplicativo que gerencia senhas. Além disso, também foi anunciada Exclusão rápida de pesquisas; Bloqueio de pastas no Google Fotos e um novo Painel de privacidade no Android 12.
)
Android 12
O tão aguardado Android 12 recebeu várias novidades interessantes hoje. A empresa revelou que o sistema operacional já está em fase beta e deu detalhes sobre o novo design, incluindo os ícones e widgets que foram redesenhados.
O software também receberá uma gama de novos recursos de privacidade, segurança e multimidia. Sobre o desempenho, a promessa é que ele fornecerá uma vida útil maior da bateria, por causa da redução de 22% do tempo de CPU usado pelos apps.
Wear OS com contribuição da Samsung
Uma surpresa foi o anúncio da parceria entre o Google e a Samsung para criar uma plataforma unificada para o Wear Os.
O sistema operacional para wearables foi fundido com o Tizen e, por causa disso, a plataforma conseguirá "aproveitar os pontos fortes de cada um e combiná-los em uma experiência com desempenho mais rápido, bateria com vida útil mais longa e mais aplicativos que você adora disponíveis para o relógio".
- Leia também: Home office: 106 vagas para trabalho remoto [12/10]
)
Novas rotas no Google Maps
O aplicativo de mobilidade Maps ganhou novos recursos “turbinados” pela inteligência artificial. Entre as funções, está a sugestão de rotas mais seguras para os viajantes, por exemplo. A IA analisa as condições do trânsito, o clima e outros fatores, e indica as estradas mais tranquilas e rápidas, priorizando aquelas com menores índices de acidentes.
— Google Maps (@googlemaps) May 18, 2021Our most detailed street maps ever include sidewalks, crosswalks, and pedestrian islands to help you get around more easily.
They’re coming to 50 new cities by the end of the year. #GoogleIO pic.twitter.com/HzeqXiWgwK
Projeto Starline
Em um dos anúncios mais ousados, o Google apresentou o Projeto Starline. Ele é uma ferramenta que combina avanços em hardware e software para permitir que amigos, famílias e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo quando estão fisicamente separados.
“O efeito é a sensação de uma pessoa sentada bem na sua frente, como se ela estivesse presente. O Projeto Starline já está sendo testado em alguns de nossos escritórios”, disse a empresa.
Traduzindo com o Google Lens
O Google Lens, app de reconhecimento de imagem, ganhou o filtro “Traduzir”. A partir de agora ficará mais fácil copiar, ouvir e pesquisar textos traduzidos, o que ajuda os estudantes a ter acesso a conteúdo educativo em mais de 100 línguas.
Mais resultados no buscador
O buscador mais popular do mundo ganhará o recurso “Sobre este resultado”. Ele permitirá que, antes de visitar um site, os usuários recebam detalhes sobre a página, como descrição, quando foi indexado pela primeira vez e se a conexão com o endereço é segura. O recurso, por enquanto, está disponível somente para as consultas em inglês.
)
Google Health
O Google Health, que é o braço da gigante que desenvolve tecnologias para saúde, terá uma ferramenta para ajudar as pessoas a buscarem respostas sobre doenças de pele. Utilizando a câmera do celular, será possível obter informações sobre lesões, problemas de cabelo ou unha. A novidade foi lançada agora porque maio é o mês mundial da prevenção contra o câncer de pele. A inovação não está disponível no Brasil por enquanto.
)
Google MUM
O Google também mostrou para o público o MUM (Multitask Unified Model), uma evolução do tradicional buscador da empresa. A inteligência artificial consegue fornecer respostas mais elaboradas para questões que seriam pesquisadas em várias etapas.
De acordo com a gigante da tecnologia, o MUM responderá da maneira que “um especialista faria”. A plataforma é treinada em 75 idiomas e não apenas entende as línguas humanas, mas também consegue formular as palavras e frases.
)
- Leia também: O fim da IA está próximo?
)