menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Apple quer que fontes de protótipos roubados sejam entregues

Além de pedir encerramento dos negócios paralelos, empresa quer saber também quem foi o responsável pelos vazamentos

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

29/07/2021, às 10:00

Apple quer que fontes de protótipos roubados sejam entreguesFonte:

Imagem de Apple quer que fontes de protótipos roubados sejam entregues no tecmundo

A Apple intensificou as ações judiciais contra pessoas que vazam detalhes, imagens ou esquemas de produtos da marca, em especial aos que subtraem protótipos de fábricas e vendem ilegalmente os produtos em fóruns, redes sociais e lojas online.

Segundo uma reportagem da Vice, a mais recente empreitada da Maçã envolveu acionar um escritório jurídico chinês, o Fangda Partners, para lidar com o caso.

Em especial, a empresa enviou no mês passado uma carta de "cease and desist" a um vendedor chinês que publicou um anúncio de um protótipo de iPhone — o que significa que ele deve parar imediatamente a atividade e confirme a ação em até duas semanas. Além disso, a companhia quer que a pessoa também revele quem é a sua fonte de fornecimento de dispositivos, possivelmente para que ela também seja denunciada e processada.

Por que isso é ruim?

Segundo a Apple, o comércio de protótipos é especialmente perigoso pois os modelos podem ser usados para criação de desbloqueios dos dispositivos (jailbreaks) ou até o estudo em busca de vulnerabilidades, que podem ser exploradas em cibercrimes. Em outros casos, os modelos são vendidos a preços altos para colecionadores.

As estratégias da Apple para reduzir vazamentos de imagens ou detalhes, além de eventuais furtos de aparelhos, foi bastante reforçada nos últimos meses. Em março de 2021, ela apresentou novas diretrizes de segurança para fábricas e empresas parceiras. Em junho, ela começou a notificar diretamente os responsáveis por postagens em redes sociais que tinham informações exclusivas e que foram obtidas internamente.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 12 horas