menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Apple detém quase 80% do mercado de chips ARM para notebooks

Relatório da Strategy Analytics também constata a rápida expansão do segmento durante o ano

schedule14/10/2021, às 14:00

Apple detém quase 80% do mercado de chips ARM para notebooksFonte:  Apple/Divulgação 

Imagem de Apple detém quase 80% do mercado de chips ARM para notebooks no tecmundo

Um recente relatório da Strategy Analytics apontou o aumento nas remessas de processadores baseados em ARM para notebooks. Os dados também mostram a rápida expansão do segmento tanto em termos financeiros quanto por unidades. E a principal culpada por isso é a Apple.

Em 2020, estima-se que as remessas dos chips aumentaram nove vezes em relação ao ano anterior. Para 2021, a previsão é um crescimento mais do que triplicado com o volume chegando a US$ 949 milhões.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Quadro de receita do segmento de chips ARM em 2021.Quadro de receita do segmento de chips ARM em 2021.

Liderança da Apple

Impulsionada pelos processadores M1, a Apple possui a maior fatia do mercado de chips ARM. Os analistas da Strategy Analytics acreditam que a marca receberá 79% da receita total desse segmento em 2021.

A MediaTek ocupa o 2º lugar com 18% do market share, graças à liderança inicial do mercado de Chromebooks. Sem repetir o mesmo sucesso dos processadores mobile, a Qualcomm deve fechar o ano com apenas 3% do mercado mundial.

“Apesar da parceria com a Microsoft, a Qualcomm não conseguiu se estabelecer no mercado de notebooks. No curto prazo, a marca deve se concentrar nos Chromebooks para capturar parte da fatia da MediaTek”, disse Sravan Kundojjala, autor do relatório.

Por fim, o especialista diz que as fabricantes de chips ARM para notebooks precisarão aumentar o investimento em softwares. Esse deve ser um esforço extra das marcas para competir efetivamente com os processadores baseados em x86 da Intel e AMD.

Apple deve apresentar o novo MacBook Pro na próxima semana.Apple deve apresentar o novo MacBook Pro na próxima semana.

Expansão do portfólio da Apple

Agendado para o dia 18 de outubro, o próximo evento da Apple deve revelar os novos computadores com processador M1X. Segundo os rumores, a marca anunciará as versões do MacBook Pro com 14 e 16 polegadas.

Além disso, alguns vazamentos sugerem a estreia de uma versão avançada do Mac Mini e um Mac Pro compacto com chip ARM de 40 núcleos. Esses possíveis lançamentos devem contribuir para que a Maçã mantenha o domínio do segmento.

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.