menu
Tecmundo
The BRIEF

iPhones poderão receber pagamentos de cartão de crédito via NFC

A novidade da Apple pode tornar ainda mais popular os pagamentos sem contato, permitindo que iPhones funcionem como uma máquina de cartão

iPhones poderão receber pagamentos de cartão de crédito via NFC

Fonte:  PagSeguro 

Imagem de iPhones poderão receber pagamentos de cartão de crédito via NFC no tecmundo

Uma nova atualização do iOS 15.4 deve implementar o recebimento de pagamentos via aproximação direto no iPhone. A novidade, que ainda não foi oficializada, utilizará o sistema NFC, já embarcado por padrão no smartphone da Apple, e pode oferecer a pequenos empreendimentos a possibilidade de aceitar cartão de crédito sem a necessidade de uma maquininha de cartão dedicada.

Até o momento, mesmo usuários que já recebem pagamentos de cartão de crédito em seus iPhones precisam de um terminal dedicado que se conecte ao telefone via Bluetooth. Como diversas fintechs e contas PJ digitais oferecem máquinas de pagamento gratuitas, elas ainda acabam sendo uma opção mais universal no Brasil.

Dois possíveis caminhos

A Apple comprou em 2020 a Mobeewave, empresa que desenvolveu uma tecnologia que permite que smartphones recebam pagamentos por aproximação utilizando leitor NFC. Dependendo de como a tecnologia for implementada na nova versão do iOS, isso pode representar o fim das máquinas de cartão, ao menos para os pequenos negócios que utilizam iPhones.

Caso a Apple permita que qualquer aplicativo utilize o sistema de recebimento por aproximação, prestadoras como Mercado Pago e PagBank podem simplesmente acrescentar a funcionalidade em seus apps. Com isso, a novidade eliminaria a necessidade da máquina de cartão, mas os pagamentos continuariam a ser processados por esses serviços. 

Tarifa de gerenciamento de pagamentos do PagSeguroTarifa de gerenciamento de pagamentos do PagSeguro

Entretanto, o problema para essas contas digitais surge caso a tecnologia seja atrelada exclusivamente ao Apple Pay. Essa possibilidade, além de eliminar as maquininhas para donos de iPhone, coloca o serviço da Apple como concorrente direto das outras prestadoras — apesar de não cobrarem mensalidade, essas empresas cobram tarifas de gerenciamento sobre os pagamentos efetuados via cartão de crédito. 

Vale lembrar que antes da Apple comprar a Mobeewave por US$ 100 milhões em 2020, a Samsung já financiava a startup e implementou a função de recebimento via NFC na linha Galaxy em 2019. Com cada vez mais aparelhos trazendo a tecnologia NFC embarcada, é bem provável visualizar um futuro em que todo smartphone seja também um terminal de pagamento.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.