menu
Tecmundo
The BRIEF

Canadá proíbe participação de Huawei e ZTE em redes 5G

Por desconfianças políticas e acusação de espionagem, marcas chinesas terão que sair em definitivo do setor até 2027

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

22/05/2022, às 13:30

Canadá proíbe participação de Huawei e ZTE em redes 5G

Fonte:

Imagem de Canadá proíbe participação de Huawei e ZTE em redes 5G no tecmundo

As fabricantes chinesas Huawei e ZTE estão oficialmente banidas de participar da tecnologia 5G no Canadá por motivos de segurança e privacidade.

A informação foi confirmada pelo ministro da Indústria do Canadá, Francois-Philippe Champagne, na quinta-feira (19). O prazo para que as empresas deixem o setor no país é de 2024 para a remoção de todos os equipamentos 5G e 2027 para antenas e outros dispositivos 4G, sem qualquer tipo de reembolso ou compensação.

A decisão segue um alinhamento político antigo, já que outros aliados (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia) fizeram o mesmo anteriormente. O país alega ainda que realizou análises completas com agências de segurança antes de tomar a decisão.

Crise política

Huawei e ZTE são acusadas há alguns anos de serem riscos à segurança nacional de países estrangeiros por supostos laços com o governo chinês.

Além disso, o Canadá foi palco em 2018 de uma disputa envolvendo Huawei e EUA quando uma executiva da fabricante foi presa no país e liberada só depois de três anos.

Em nota, a embaixada da China no país alega que a acusação é uma desculpa para "manipulação política". As duas marcas envolvidas também já se manifestaram lamentando a decisão. Outras concorrentes no setor, Ericsson e Nokia, serão mantidas como as principais responsáveis pela rede na região em contrato com operadoras locais.

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.