menu
Tecmundo
The BRIEF

Samsung começa produção de chips com litografia de 3 nm

A marca sul-coreana faz suas primeiras movimentações para bater de frente com a TSMC e dominar o mercado dos semicondutores no futuro

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

30/06/2022, às 13:00

Samsung começa produção de chips com litografia de 3 nm

Fonte:

Imagem de Samsung começa produção de chips com litografia de 3 nm no tecmundo

Uma reportagem do Bloomberg afirma que a Samsung já começou a produzir chips próprios com litografia de apenas 3 nanômetros. A estratégia chega em um momento em que as grandes fabricantes do mundo do silício já planejam lançar equipamentos com processo de fabricação ainda menor.

A novidade promete acirrar a concorrência com a TSMC, que atualmente fabrica os chips de iPhones, Macs, iPads, processadores da AMD, etc. No entanto, os futuros chips de 3 nm da TSMC só devem começar sua produção em massa no fim de 2022.

Segundo dados da Samsung, a companhia espera que as CPUs entreguem melhorias significativas de 45% em eficiência energética em relação aos chips de 5 nm. Ademais, as novas peças devem ter 23% a mais de desempenho, com uma superfície 16% menor.

d  Unplash/reprodução 

A marca ainda espera que uma futura segunda geração de chips de 3 nm consiga ir além, e cortar o consumo energético pela metade. Porém, esses processadores ainda devem demorar um tempo para chegar ao público, e principalmente, a Samsung vai precisar cumprir as promessas para superar a liderança da TSMC no mercado dos semicondutores.

A informação ainda indica que a produção vai começar apenas na Coreia do Sul, em instalações localizadas em Hwaseong. A marca também pretende expandir a novidade para fábricas em Pyeongtaek.  

info
Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.


Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.