menu
Tecmundo
The BRIEF

Pode votar de bermuda? Eleitores buscam 'dresscode' das eleições

Dados do Google Trends mostram pico de pesquisa sobre roupas permitidas no dia da votação

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

26/09/2022, às 05:58

Pode votar de bermuda? Eleitores buscam 'dresscode' das eleições

Fonte: TSE

Imagem de Pode votar de bermuda? Eleitores buscam 'dresscode' das eleições no tecmundo

O primeiro turno das eleições 2022 ocorre em 2 de outubro, no próximo domingo, e uma dúvida inusitada está gerando dúvidas em alguns eleitores: a roupa de votar. Segundo dados do Google Trends, as pesquisas com a pergunta “pode votar de bermuda?” costumam alcançar picos no dia do pleito.

O padrão foi identificado e compartilhado no Twitter recentemente pelo desenvolvedor Marcelo Oliveira. Além de mostrar que muitos eleitores querem saber sobre o uso de bermuda nas eleições, o tweet de Oliveira aponta que outros tópicos de roupas também costumam movimentar as pesquisas nos dias que antecedem a votação, como o uso de boné e regata.

— Marcelo Oliveira (@Capyvara) September 25, 2022

De acordo com os dados do Google Trends, o uso de bermuda no dia da votação movimenta as pesquisas do Google pré-eleição desde 2012, pelo menos. Os estados que mais fazem a pesquisa pelo tópico são Amazonas, Amapá e Rio de Janeiro — possivelmente por causa do calor.

Afinal, dá para votar de bermuda, chinelo e regata?

Se você está em dúvida sobre o “dresscode” do dia da votação, saiba que não existem muitas limitações. Segundo as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é proibido aparecer no local de votação sem camisa ou usando trajes de banho, como sunga, biquíni e maiô.

O TSE permite o uso de camisetas, bermuda, boné e regatas. Com exceção dos mesários, a lei também permite o uso de roupas, broches e bandeiras de partidos ou candidatos, mas de maneira “individual e silenciosa”, sem propagandas, para evitar confusões e boca de urna, que é crime eleitoral.

TSE

Vale ressaltar, no entanto, que não é permitido entrar na cabine de votação com armas ou dispositivos eletrônicos como telefone celular, tablets, rádio comunicadores e câmeras. Ou seja, tirar fotos durante o momento do voto é proibido.

Em 2022, os eleitores serão instruídos a deixar o smartphone com o mesário ou mesária antes do ato da votação.  O objetivo do TSE é evitar que o sigilo do voto seja comprometido.

As eleições de 2022 terão seu primeiro turno em 2 de outubro em todo o Brasil. Caso seja necessário, um segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.



Mateus Mognon é jornalista formado pela UFSC com mais de 10 anos de experiência no mercado online. Editor no site do TecMundo, gerenciando os cadernos do Voxel (games) e do Minha Série (entretenimento).