O Twitter será adquirido por Elon Musk hoje (28) por US$ 44 bilhões e o magnata já está fazendo movimentos no comando da rede social, o que rendeu uma declaração vinda da Comissão Europeia. Após o CEO da Tesla demitir executivos de alto escalão da rede social, o comissário europeu Thierry Breton disse que a rede social terá que seguir as regras no velho continente.
"Na Europa, o pássaro vai voar sob as nossas regras", declarou Breton, em uma publicação no Twitter. O post veio como uma resposta ao bilionário, que fez um tweet hoje dizendo que o "pássaro está livre", uma referência ao logo da rede social.
?? @elonmusk
In Europe, the bird will fly by our ???? rules.#DSA https://t.co/95W3qzYsal
O perfil oficial da Comissão Europeia no Twitter também aproveitou a ocasião para relembrar algumas diretrizes que deverão ser seguidas pela rede social. Segundo a publicação, o Ato de Serviços Digitais europeu incentiva que empresas preguem a proteção de direitos fundamentais e trabalhem para reduzir a disseminação de conteúdos ilegais, visando construir ambientes online mais saudáveis.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Elon Musk deve seguir regras europeias
Além da resposta no Twitter, Thierry Breton também compartilhou um vídeo de maio, quando se encontrou com Elon Musk e discutiu regulamentações de redes sociais. Na época, o bilionário disse que "estava na mesma página" que a Comissão Europeia.
Today @elonmusk and I wanted to share a quick message with you on platform regulation ????#DSA pic.twitter.com/nvP5FEXECY
"Está exatamente alinhado com o que eu penso, é uma grande discussão e eu concordo com tudo que você disse", comentou Musk sobre o Digital Services Act, que foi aprovado em julho na Europa. O principal objetivo do Ato de Serviços Digitais, segundo os reguladores europeus, é realizar o combate aos conteúdos ilegais e falsos na internet, além de garantir mais transparência e privacidade para os consumidores.
)