menu
Tecmundo
The BRIEF

Governo envia antenas de internet após fortes chuvas no litoral de SP

10 antenas portáveis vão garantir sinal de internet para que equipes de resgates possam se comunicar nas áreas mais isoladas

22/02/2023, às 14:14

Governo envia antenas de internet após fortes chuvas no litoral de SP

Fonte:  Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução 

Imagem de Governo envia antenas de internet após fortes chuvas no litoral de SP no tecmundo

O Ministério das Comunicações do Brasil anunciou que enviará 10 antenas portáteis para São Sebastião, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. Os equipamentos, fornecido em parceria com a Telebras, tem a capacidade de garantir conexão 20 Mbps de conexão com a internet.

Os Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT) se conectam à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A antena é portátil e tem bateria para uso em períodos de falta de energia, com duração de até oito horas. O equipamento foi utilizado na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

As antenas auxiliarão equipes de resgate e garantirão a comunicação nas áreas mais isoladas e na desobstrução de estradas. Além dos equipamentos, serão enviados dois engenheiros para dar suporte e treinamento para a instalação e uso das antenas.

Chuvas no litoral de São Paulo

Chuva acima de 600 mm em 24h é considerada o maior temporal do Brasil. (Fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)Chuva acima de 600 mm em 24h é considerada o maior temporal do Brasil. (Fonte: Rovena Rosa/Agência Brasil/Reprodução)

As chuvas registradas no litoral de São Paulo já deixaram pelo menos 48 mortos até o momento, e o governo federal reconheceu o pedido de estado de emergência. Devido aos temporais, a região enfrenta falhas no sinal de telefone e internet devido aos temporais que afetam a região desde sábado (18).

As operadoras de celular estão com problemas de transmissão e conexão, mas as chamadas para o Samu estão funcionando. Algumas unidades de hospitais e a Prefeitura de São Sebastião também foram afetadas. A falta de comunicação tem dificultado ainda mais a situação dos moradores, que enfrentam alagamentos, enchentes e deslizamentos.