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Mercado de celulares encolhe na América Latina ao pior nível desde 2013

Com queda de 14,2% comparado ao ano anterior, esse é o pior resultado do mercado de celulares na América Latina em 9 anos

28/02/2023, às 11:05

Mercado de celulares encolhe na América Latina ao pior nível desde 2013

Fonte: Counterpoint Research/Divulgação

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As remessas de celulares na América Latina tiveram uma queda de 14,2% no 4º trimestre de 2022 comparado ao ano anterior. Conforme os dados da Counterpoint Research, esse foi o pior 4º trimestre do mercado latino desde 2013.

Os números mostram um cenário surpreendente, visto que o mesmo período de 2021 teve um número limitado de remessas por conta de problemas na cadeia de suprimentos. Então, os analistas destacam alguns elementos que influenciaram a queda em 2022.

Por exemplo, vários canais de distribuição encerraram o 3º trimestre de 2022 com o estoque muito alto. Além disso, operadoras e varejistas já previam que a demanda permaneceria baixa nos últimos meses do ano.

Copa do Mundo pode ter influenciado nas vendas de celulares.Copa do Mundo pode ter influenciado nas vendas de celulares.

Os analistas Counterpoint também citam a Copa do Mundo da FIFA como possível fator da baixa remessa de celulares. A competição de futebol tem grande influência no comportamento dos consumidores da América Latina.

O torneio acontece geralmente entre os meses de junho e julho, mas a última edição ocorreu entre novembro e dezembro. Assim, historicamente, as vendas de TVs aumentam durante a temporada de jogos, enquanto a procura por smartphones diminui.

Apesar do baixo número de remessas, a venda de celulares não teve grande queda no 4º trimestre de 2022. As promoções de Black Friday e Natal estimularam a demanda dos consumidores, mas não resolveram a situação dos altos estoques na América Latina.

Para mais, o relatório destaca uma redução de 5,5% das remessas de smartphones no mercado latino no ano fiscal de 2022. A alta inflação, a instabilidade política regional e aumento dos preços dos dispositivos seriam os motivos da baixa procura.

Samsung segue na frente

Quadro de participação das marcas na América Latina no 4º trimestre de 2021 e 2022.Quadro de participação das marcas na América Latina no 4º trimestre de 2021 e 2022.

O documento da Counterpoint Research também mostrou o desempenho das marcas na região. Durante o 4º trimestre de 2022, a Samsung ampliou a liderança com 41,6% de participação de mercado.

A Motorola aparece em 2º lugar com cerca de 22% de market share, sendo seguida pela Xiaomi (11%). Enquanto isso, a Apple aparece na 4ª posição do ranking (6%) e a Oppo em 5º lugar (4%).