menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Ex-funcionária do Google vê cultura da empresa mudar: paraíso para sombria

Claire Stapleton, ex-gerente de marketing, relata como sua visão mudou ao longo dos 12 anos em que trabalhou para a gigante da tecnologia

schedule03/03/2023, às 07:00

Ex-funcionária do Google vê cultura da empresa mudar: paraíso para sombriaFonte:  Insira a fonte 

Imagem de Ex-funcionária do Google vê cultura da empresa mudar: paraíso para sombria no tecmundo

Uma ex-funcionária do Google, Claire Stapleton, que já viu a cultura da empresa como um "paraíso", mudou sua opinião e agora vê o ambiente como "bastante sombrio", especialmente desde que a empresa demitiu cerca de 12 mil funcionários em fevereiro. No podcast "First Person" do New York Times, a ex-gerente de marketing compartilhou sua visão ao longo dos 12 anos em que ajudou a administrar a imagem corporativa da empresa.

Claire afirmou que era uma espécie de líder de torcida da empresa. No entanto, ao longo dos anos, ela se desiludiu com a forma como a empresa tratava seus funcionários, considerando-os "cidadãos de segunda classe". Ela também passou a sentir falta de sentido em relação ao seu trabalho e a enxergar as regalias do Google como uma manipulação da cultura. 

Em 2018, Claire organizou um protesto, abandonando o emprego junto com cerca de 20 mil funcionários do Google em resposta ao tratamento da empresa com as alegações de assédio sexual. A ex-Googler disse que, na época, ela acreditava que o movimento seria um avanço positivo para a empresa. Ela até foi presenteada pelo Google com um Doc Martens para comemorar seu ativismo, mas logo depois houve uma reestruturação de seu cargo na empresa que levou à sua saída definitiva. 

Demissões em massa do Google

Claire vê as demissões como uma "tomada de poder"Claire vê as demissões como uma "tomada de poder"

Em relação às demissões em massa acontecidas nos últimos tempos, Claire considera como uma "tomada de poder" e "o oposto do que Larry e Sergey pretendiam para a empresa", referindo-se aos fundadores Larry Page e Sergey Brin. A recomendação de Claire é de que os trabalhadores abordem a "propaganda corporativa" com cautela e lembrem-se de que "o trabalho não vai te amar de volta".






local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 16 horas