menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Disney encerra setor de metaverso em primeira rodada de demissões

Empresa planeja reduzir quadro de funcionários em aproximadamente 7000 pessoas, pois muitos cargos se tornarão redundantes

schedule28/03/2023, às 08:30

Disney encerra setor de metaverso em primeira rodada de demissõesFonte:

Imagem de Disney encerra setor de metaverso em primeira rodada de demissões no tecmundo

A Disney é mais uma entre as várias grandes empresas realizando demissões em massa. Em um processo de reestruturação interna, a gigante do entretenimento encerrou seu departamento voltado para metaverso, demitindo aproximadamente 50 funcionários.

Segundo memorando interno divulgado pela CNBC, o atual CEO, Bob Iger, planeja eliminar cerca de 7.000 cargos que se tornarão redundantes. Além das 50 demissões desta terça-feira (28), são esperadas mais uma rodada em abril, e uma terceira antes do meio do ano, reduzindo custos em cerca de US$ 5,5 bilhões.

A Disney criou seu setor focado no metaverso em fevereiro de 2022, meses após o Facebook mudar o nome da empresa para Meta. No entanto, após prejuízo de US$ 13,72 bilhões da divisão Reality Labs, a própria empresa de Mark Zuckerberg está deixando a tecnologia de lado, e alocando investimentos em produtos com apelo mais popular.

Por que estão desistindo do metaverso?

Mais do que uma ideia revolucionária, para uma nova tecnologia emplacar ela precisa ser acessível a uma grande parcela de consumidores. Apesar de o conceito de metaverso ser bem inovador, os dispositivos necessários para garantir uma adoção em massa ainda são muito caros.

Além disso, o custo de pesquisa e desenvolvimento necessários na área são extremamente elevados. Essa combinação, fatalmente, cria uma relação extremamente desfavorável ao caixa das empresas investindo no segmento. 

Assim como no início dos computadores pessoais, talvez o metaverso não esteja de fato encerrado. Contudo, dado o atual cenário econômico, a solução está bem longe de ser um produto rentável.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 20 horas