A Epic Games anunciou nesta quarta-feira (6) que teve a conta de desenvolvedor banida do iOS. A medida é um recuo por parte da Apple, que havia aprovado o perfil há alguns dias.
Com a ação, a subsidiária Epic Games Sweden AB agora fica proibida de lançar jogos em dispositivos como iPhone e iPad. Em fevereiro, quando a conta foi aprovada após reclamações da desenvolvedora, ela confirmou até o relançamento de Fortnite no iOS após mais de três anos de banimento.
Por enquanto, a Apple não comentou o caso oficialmente. Já a Epic Games se manifestou por uma postagem no site oficial da empresa, lamentando o caso. Ela acusa a Maçã de violar as políticas do Digital Markets Act, ou DMA, a lei da União Europeia que permite o lançamento de lojas de aplicativos alternativas em um sistema operacional.
Fortnite segue fora do iOS
De acordo com o CEO e fundador da Epic Games, Tim Sweeney, a ação foi uma "represália" da Maçã após os processos abertos pela desenvolvedora contra a gigante. Nas ações judiciais, o estúdio acusa a Apple de tentativa de monopólio, além de outras ações anticompetitivas de mercado.
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Além disso, Sweeney criticou nas próprias redes sociais as estratégias da Apple para tentar reduzir os deveres do DMA. Ao menos regionalmente, as leis limitam o poder da App Store como única plataforma nos dispositivos.
A App Store é a única loja de jogos e aplicativos do iOS.
"A Apple está eliminando um dos maiores concorrentes potenciais da App Store. Isso prejudica nossa capacidade de sermos um concorrente viável e demonstra aos outros desenvolvedores o que acontece quando se tenta competir com a Apple ou se critica suas práticas injustas", diz o comunicado.
O estúdio ainda diz que, se ela continuar expulsando aplicativos da plataforma, "nenhum desenvolvedor razoável fica disposto a utilizar uma loja de aplicativos de terceiros", já que isso acabaria a longo prazo prejudicando esses desenvolvedores.
Relembre a briga entre Apple e Epic Games
A disputa entre Epic Games e Apple começou em 2020. No período, a desenvolvedora foi banida da App Store após tentar burlar a taxa obrigatória de 30% por microtransações na loja digital. Como resultado, Fortnite foi removido dos dispositivos da empresa.
Em resposta, a Epic Games abriu um processo contra a Apple e até lançou um vídeo de paródia à clássica propaganda do primeiro Macintosh. Ela referencia o livro 1984, de George Orwell, e coloca a Maçã como a ditadora em questão.
Ao menos por enquanto, Fortnite segue fora do iOS.
O veredito inicial do julgamento saiu em 2021 e foi mais favorável à Apple. As duas partes recorreram à Suprema Corte dos EUA, sem conseguir alterações no resultado. Em uma disputa similar ainda em andamento contra a Google, a Epic Games conseguiu uma vitória parcial nos tribunais.
)