A Google lançou um novo comercial no canal oficial da empresa no YouTube que esquenta a rivalidade da empresa com a Apple. O vídeo compara a linha Pixel de smartphones com os iPhones, dando um destaque específico para o modelo que será lançado em 2025.
O clipe faz parte de uma série de vídeos chamada #BestPhonesForever, ou #MelhoresCelularesParaSempre na versão em português do Brasil. A ideia das propagandas é colocar um iPhone e um Pixel lado a lado como se fossem amigos, mas trocando acusações e indiretas.
- Saiba mais: Como bloquear aplicativos e pastas no celular?
Neste novo vídeo, que parece um comunicado ao público com os dois celulares em cima de uma mesa e com um microfone ao centro, o Pixel faz brincadeiras especificamente com especulações e vazamentos sobre o possível visual da linha iPhone 17, que ainda será revelada pela Maçã. Caso os materiais vazados correspondam com a realidade, o design do celular lembra bastante a traseira do aparelho da Google.
"É uma loucura. Você consegue me imaginar fazendo a mesma coisa que você, anos depois? Parece absurdo", diz o Pixel sobre os rumores. Logo em seguida, porém, ele lista algumas "coincidências" entre os celulares:
- o Modo Noturno do iPhone, lançado um ano depois do Night Sight da Google;
- o lançamento da Borracha Mágica do Pixel e, três anos mais tarde, a chegada do Limpeza em Fotos;
- a adoção de widgets pelo celular da Apple há pouco tempo, sendo um recurso já bem antigo no Android
No fim do vídeo, para ampliar a brincadeira, o iPhone ainda "copia" o Pixel mais uma vez e repete a mesma frase do concorrente.
Quais os rumores do iPhone 17?
Nos últimos meses, algumas ilustrações e renderizações que supostamente são da linha iPhone 17 foram divulgadas por perfis especializados em vazamentos.
Elas mostram uma mudança mais radical no design dos aparelhos: o módulo de câmeras traseiras está disposto em formato de barra horizontal na parte superior do dispositivo, concentrando tanto os sensores quanto o flash. Essa já é uma marca comum dos Pixel, que há algumas gerações adotou essa "linha" para organizar os sensores.
Essa é uma mudança em relação à disposição dos sensores nos últimos anos, que eram organizados em um módulo quadrado no canto esquerdo (nas versões Pro) ou em pílula na vertical (no caso dos modelos convencional e Plus).
De acordo com as imagens, até mesmo o novo modelo iPhone 17 Air, que será o mais fino da linha, seguirá esse padrão visual. Apenas a versão tradicional e padrão do iPhone 17 terá dois sensores em forma de pílula na vertical, diferente dos demais.
Até agora, não há qualquer confirmação por parte da Apple sobre a mudança no design dos iPhones. Os modelos devem ser apresentados em setembro de 2025, seguindo o tradicional calendário de lançamentos da marca.
As 'alfinetadas' entre Apple e Google
Essa não é a primeira vez que a Google aproveita um comercial para provocar a concorrência abertamente. Ao longo dos últimos anos, foram vários clipes parecidos que comparam as linhas Pixel e iPhone, mostrando as qualidades do modelo da companhia e controvérsias do aparelho da Apple.
- Em 2023, a Google brincou com a demora da Apple em adotar o USB-C no iPhone e trazer o recurso como uma grande novidade da geração;
- Anos antes, a companhia brincou com a falta de precisão do Apple Maps na época e comparou ele ao tradicional serviço de localização da concorrente;
- Em 2016, quando a disputa era ainda mais acirrada, a Google tirou sarro da falta de variedade na escolha de iPhones, enquanto o Android é usado por múltiplas fabricantes de várias faixas de preço e visual;
- A Apple também adota uma estratégia parecia em propagandas e, em 2024, brincou com a alta vigilância do navegador Google Chrome em comparação com os recursos do Safari;
- A falta de privacidade dos serviços da Google também foi tema de um vídeo da Apple em 2020, mostrando uma pessoa falando detalhes pessoais da vida de um usuário — referência aos rastreadores das plataformas da rival
O TecMundo analisou o Pixel 9, atual modelo top de linha dos smartphones da Google. Quer saber o que achamos do aparelho? Confira o nosso review completo por aqui!
)