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Keeta: app chinês de delivery chega em São Paulo com cupons de até R$ 200

A Keeta promete um investimento de R$ 1 bilhão em São Paulo e diferenciais como cupons para entregas atrasadas.

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

schedule26/11/2025, às 11:51

updateAtualizado em 26/11/2025, às 13:07

Keeta: app chinês de delivery chega em São Paulo com cupons de até R$ 200

A Keeta anunciou, nesta quarta-feira (26), a chegada do seu app de delivery de comidas na cidade de São Paulo. O serviço concorrente de iFood, 99Food e outros começa a operar na maior cidade do país na próxima segunda-feira (01), oferecendo cupons de desconto de até R$ 200.

Em evento realizado na capital paulista, a marca que integra o guarda-chuva da chinesa Meituan (considerada maior empresa de deliverys do mundo) revelou que serão investidos cerca de R$ 1 bilhão somente em São Paulo. No Brasil, a companhia já havia revelado que os investimentos serão de R$ 5,6 bilhões em cinco anos.

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O evento de lançamento da Keeta contou com representantes da prefeitura de São Paulo, da Associação Brasileira de Restaurantes e da Keeta. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

A Meituan foi lançada em 2010, na China, e acumula 770 milhões de usuários, 14,5 milhões de estabelecimentos cadastrados, entrega 80 milhões de pedidos por dia, tem mais de 7 milhões de entregadores, atende mais de 3 mil cidades e teve receita de US$ 46,6 bilhões (cerca de R$ 25o bilhões na cotação atual) em 2024.

Além da capital paulista, o app de delivery começa a funcionar na próxima semana também em Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Diadema, Itaquaquecetuba, Barueri e São Caetano do Sul.

Diferenciais da Keeta

Nesta chegada a São Paulo a Keeta está oferecendo cupons de “boas-vindas”. Os clientes que fizerem os primeiros pedidos na plataforma receberão descontos de até R$ 200.

A companhia também pontuou que as entregas serão gratuitas em mais de 90% dos restaurantes e que cerca de 90% das rotas das entregas serão rastreáveis.

Outro serviço oferecido será o “Compra intermediada”. Nele, a Keeta ajudará no processo de pedido e entrega em caso de estabelecimentos alimentícios que não estão cadastrados no app. 

Tony Qiu, presidente de operações internacionais de Keeta, pontuou que na China os clientes utilizam esse serviço para fazer compras no mercado e até em lojas de eletrônicos.

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Tony Qiu, presidente da Keeta, falou que a estreia do app no Brasil foi o maior da empresa. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Desde outubro deste ano, o novo app de delivery estava com um projeto piloto em Santos e São Vicente. De acordo com a marca, nas duas cidades do litoral as entregas estavam sendo realizadas com uma média de 30 minutos.

Dentre os outros diferenciais, a Keeta promete o seguinte na atuação em São Paulo e no Brasil de maneira geral:

  • Horário garantido: um programa que compensa usuários com cupons de até R$ 50 em casos de atraso nas entregas;
  • Atendimento humano para restaurantes;
  • Recebíveis com antecipação de até 7 dias para restaurantes;
  • Capacete inteligente com sistema de áudio, navegação via bluetooth e suporte de uma Central de Segurança para entregadores.

A plataforma de delivery estuda também a entrega via drones. Contudo, esse será um projeto para um futuro sem data. “O Brasil ainda não tem uma lei sobre isso, então precisamos estudar o mercado”, salientou Qiu.

A Keeta também tinha um diferencial que foi retirado após reclamações e polêmicas. O serviço permitia que usuários bloqueassem determinados entregadores para que eles não fossem selecionados nos próximos pedidos.

Capacete inteligente para entregadores

De acordo com a Keeta, serão investidos cerca de R$ 100 milhões em ações de apoio para os entregadores. 

Neste montante está prevista a instalação de um Centro de Suporte ao Entregador. Nesse espaço, que será instalado em Santo Amaro, os entregadores terão acesso a uma área de descanso, água, banheiro e cozinha com microondas. Além disso, o espaço contará com atendimento para tirar dúvidas sobre a operação do app.

No quesito tecnologia, o capacete inteligente será um dos principais diferenciais. Utilizado na China, o equipamento de proteção já foi testado no litoral paulista e agora chegará também na capital.

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O capacete inteligente da Keeta tem conexão bluetooth com o celular. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

Inicialmente, o item será entregue somente para entregadores que utilizam bicicleta. Serão cerca de 350 capacetes entregues gratuitamente para os entregadores mais ativos na plataforma. Por enquanto, não há previsão de entrega dos capacetes para motociclistas.

“O nosso objetivo é trazer a melhor experiencia e segurança para os consumidores e entregadores. Com o nosso capacete, os entregadores receberão alertas caso estejam indo muito rápido, por exemplo”, explicou Tony Qiu.

Neste início de operação na capital paulista, a Keeta também oferecerá para entregadores sete saques gratuitos na plataforma semanalmente, sem taxas.

 

Guerra contra a exclusividade

No evento de lançamento, os dirigentes da Keeta ressaltaram em várias oportunidades a contrariedade contra contratos de exclusividade. Prática comum no mercado brasileiro, o iFood já foi alvo até de investigação e sanções por celebrar esse tipo de acordo com restaurantes.

Os executivos da gigante chinesa comentaram que não farão esses contratos e que mesmo sem eles, já têm cerca de 27 mil restaurantes registrados no app somente em São Paulo e região metropolitana.

“Não achamos [contrato de exclusividade] saudável. E a pior coisa é que isso tira a liberdade de escolha dos usuários. Não temos a filosofia de pagar restaurantes para que utilizem somente nosso app”, argumentou Qiu.

“Não exigir exclusividade pode fazer o mercado [de deliverys] crescer em duas vezes no Brasil. Quando existe esses tipo de acordo, restaurantes que não têm nenhum plano de exclusividade acabam pagando o preço”, acrescentou Danilo Mansano, vice-presidente da Keeta.