menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Venda de produtos Apple deve se igualar à de aparelhos com Windows em 2014

Ascensão dos dispositivos portáteis, maior poder de escolha e a popularidade do iPod contribuíram para o crescimento da empresa da Maçã

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

14/01/2014, às 14:40

Venda de produtos Apple deve se igualar à de aparelhos com Windows em 2014Fonte:

Imagem de Venda de produtos Apple deve se igualar à de aparelhos com Windows em 2014 no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/9to5 Mac)

Uma análise feita por Horace Dediu, da Asymco, mostra que, em algum momento de 2014, o número de produtos Apple vendidos deve se igualar à quantidade de aparelhos Windows já comercializados durante toda a história. A comparação leva em consideração tanto produtos como o iPad, computadores Mac e os diversos modelos do iPod quanto smartphones e tablets com a marca Windows — cujo sucesso permanece bastante limitado.

Um dos pontos mais interessantes do estudo é o fato de ele afirmar que o crescimento da empresa da Maçã não se deve propriamente ao iPhone, mas sim ao sucesso do primeiro modelo do iPod. O crescimento da venda dos computadores Mac pode ser atribuído, em partes, às vendas do popular reprodutor de músicas, que, em seu lançamento, não era compatível com o sistema operacional da Microsoft.

Outro fator que ajudou no crescimento da Apple é o fato de seus produtos não apresentarem muitas diferenças em relação à concorrência, ao menos em um nível artificial. Para alguém que simplesmente pretende acessar a internet, é preciso passar por um processo bastante semelhante seja em um aparelho com Windows ou em um computador com o OS X instalado.

Pesquisa comprova a ascensão dos portáteis

A queda dos preços de laptops também contribuiu para a ascensão da companhia fundada por Steve Jobs: enquanto em um momento inicial esses aparelhos estavam restritos ao mundo dos negócios (que historicamente dá preferência à Microsoft), o aumento em sua acessibilidade permitiu que os consumidores pudessem escolher algo mais condizente com seu gosto pessoal — o que inclui produtos da linha Mac.

Embora a remoção de dispositivos portáteis mude os resultados, isso não altera o fato de o mercado de eletrônicos dar preferência a esse tipo de produto nos últimos anos. Segundo a pesquisa, o ponto alto do Windows ocorreu em 2004, quando, para cada unidade de produto Apple, havia 56 PCs com o sistema no mundo — proporção que, em 2013, já havia caído para 18,8 para 1.



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia