Já imaginou um iPhone que, em vez de ter um painel fronal e uma carcaça traseira com fronteiras definidas, é feito com uma única, sólida e bem modelada peça de vidro? Parece trabalho conceitual criado por fã, mas é uma patente registrada pela própria Apple e recentemente aprovada pelo USPTO, o órgão responsável por propriedades intelectuais nos Estados Unidos.
A patente, na verdade, descreve um procedimento que permite a fabricação eficiente desse tipo de case todo de vidro para vários eletrônicos. Estruturas assim normalmente são pesadas e difíceis de serem moldadas, mas esse método aumenta durabilidade, diminui a massa e mantém a qualidade visual do material.
Em vez do processo tradicional, a patente junta pedaços de vidro por fusão, fazendo com que as laterais e as partes periféricas formem uma fina camada que pode tomar qualquer forma — como um dispositivo curvo e flexível com uma tela de reprodução. Estruturas internas, também feitas de vidro, reforçariam partes mais frágeis do produto, impedindo rachaduras e outros problemas.
)
- Leia também: Home office: 114 vagas para trabalho remoto [26/10]
Além disso, algumas partes do dispositivo eletrônico não seriam fixas, o que possibilitaria a inserção de circuitos internos, por exemplo. Claro que isso dificultaria ainda mais a manutenção. Por enquanto, não há indícios de que a patente terá algum uso prático em planos futuros da Apple, mas não custa nada sonhar com um modelo futuro para os gadgets da empresa nesses moldes tecnológicos de vidro.
)