Esqueça shows do Justin Bieber, RBD ou One Direction. Se você quiser ver filas verdadeiramente homéricas, com fãs completamente fanáticos, é simples: basta esperar que a Apple faça o anúncio de um novo produto ou lance uma atualização de sua atual linha de dispositivos. Os aficionados pelo catálogo da companhia são capazes de ficar dias sob chuva, sol e até neve para serem os primeiros a terem em mãos a versão mais recente do iPhone, por exemplo. Porém, se depender da empresa da Maçã, essa prática pode estar com os dias contados.
O site Business Insider teve acesso a um memorando interno da Apple e, segundo eles, a ordem para a nova estratégia comercial veio de ninguém menos que Angela Ahrendts, a responsável por cuidar de todo o setor de varejo da criadora do Apple Watch. Com o título de “Get in line online” (“Entre na fila online”), a mensagem direcionada aos funcionários das lojas físicas da empresa sugere “uma mudança significativa na mentalidade” do que vinha sendo o feito até o momento durante o período que antecedia o lançamento de um grande produto.
Será que as lojas vão ficar assim?
A executiva sugere que os dias de esperar na fila estão no passado, e que os consumidores terão uma experiência mais agradável adquirindo seu smartwatch ou o novíssimo MacBook através da loja virtual da Apple – podendo saber exatamente quando seu dispositivo estará disponível para ser retirado. È um fato conhecido que muitas das novidades da companhia não estão disponíveis em abundância em um primeiro momento, tornando a estratégia de Ahrendts válida do ponto de vista de ter menos pessoas frustradas por não conseguirem seu produto.
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Tudo pelo visual?
Porém, as longas filas sempre foram um belo chamariz para os negócios da empresa, atraindo cobertura da mídia e conquistando novos fãs, maravilhados com a paixão de quem espera pacientemente para comprar um novo celular ou tablet – e até ambos. Assim, alguns especulam que a mudança de rumos visa se aproveitar do novo momento da Apple, que com o Apple Watch passa a oferecer itens de luxo para a clientela. Desse modo, suas lojas físicas seriam mais como vitrines, e a presença de uma fila tiraria um pouco do glamour do local.
Não se sabe exatamente se esse procedimento está sendo recomendado apenas para o período de lançamento do relógio inteligente da empresa e da nova versão de seu notebook. Dá para imaginar consumidores reclamando de passar em uma loja oficial da Apple para levarem um produto na hora e terem que se contentar em apenas experimentar o dispositivo, sendo necessário encomendá-lo online para retirar em outra oportunidade – algo bastante burocrático.
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Segundo o Business Insider, aparentemente as lojas do Reino Unido não terão nem estoque do Apple Watch na época em que o produto finalmente estiver disponível aos consumidores, o que mostra que a “sugestão” de Ahrendts parece ser bastante séria. O smartwatch da Apple chega lá fora no dia 24 de abril, com a pré-venda se iniciando na próxima sexta-feira (10), então, se quiser comprar algum de seus modelos, a dica é se apressar na encomenda virtual com algum parente que esteja viajando para fora do país – e preparar o bolso para lidar com a conversão de dólar para real.
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