menu
Tecmundo
The BRIEF

Apple contra Jailbreak: mais um round sendo disputado

A empresa criou um sistema de proteção contra livros digitais ilegais. Os crackers criaram uma maneira de burlá-lo.

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

16/02/2011, às 13:44

Duelos não param de acontecer

Fonte da imagem: divulgação/Apple

Parece que a batalha entre os crackers e a Apple não vai acabar tão cedo. Há pouco tempo a empresa de Cupertino lançou uma atualização para o iOS utilizado em iPhones, iPods Touch e iPads que trazia um arquivo curioso. Esse arquivo foi criado para tentar ser executado a cada vez que um livro digital fosse aberto, mas só consegue ser carregado em aparelhos com jailbreak.

Se o jailbreak for confirmado, o arquivo é executado e uma mensagem de erro é exibida na tela do aparelho, exigindo que o dispositivo seja restaurado com o iTunes. Ou seja, o jailbreak precisa ser retirado para que o usuário possa voltar a usar o iBooks para visualizar e comprar seus livros digitais. Há outro fator: mesmo que os livros sejam originais, o erro será mostrado.

Do outro lado do ringue

Os jailbreakers não costumam perder tempo analisando as novas versões do sistema operacional. Eles partem logo para o desafio de desbloqueá-los. A pior parte, pelo menos para a Apple, é que eles geralmente conseguem fazer tudo o que querem rapidamente. Prova disso é que já foram divulgados os primeiros pacotes da Pwnage Tool 4.2.

iPod Touch também na briga

Fonte da imagem: divulgação/Apple

Este novo pacote do iPhone Dev Team traz algumas ferramentas do sistema GreenPoisOn e elimina o erro que citamos acima. Ou seja, mesmo aparelhos com jailbreak ativo poderão utilizar o iBooks sem problemas. Essa atualização do Pwnage Tool também corrige alguns problemas com as conexões wireless das Apple TVs desbloqueadas.



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.