Acabou a festa do esporte no Rio de Janeiro. Na noite deste domingo (21), após a entrega das últimas medalhas de ouro — vôlei masculino, para o Brasil, e basquete masculino, para os Estados Unidos —, aconteceu a cerimônia oficial de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.
Tradicionalmente, a festa envolve celebrar tudo o que aconteceu nos últimos dias, incluindo a interagração entre atletas, as trocas culturais e a divulgação dos valores e da arte brasileira. Além disso, no final, há sempre alguns minutos dedicados à sede da próxima Olimpíada — Tóquio, em 2020. E aí veio a surpresa.
)
Tudo começou com um vídeo embalado por uma trilha sonora empolgante, mostrando diferentes modalidades esportivas tradicionais na capital japonesa.
)
De repente, elementos da cultura local invadem a tela. O anime Super Campeões foi um exemplo para simbolizar o futebol.
)
No atletismo, quem apareceu representando uma pista de corrida com raias foi Pac-Man e seus inimigos fantasmagóricos.
)
E não poderia faltar também a simpática Hello Kitty já devidamente caracterizada como líder de torcida.
)
Mas quem roubou a cena mesmo foi o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. Em uma cena fictícia, ele diz que "não vai conseguir chegar ao Rio em tempo" para a cerimônia.
)
A solução? O político colocou um boné do Mario (com "Tokyo" no lugar do "M") e começou a correr pelas ruas, segurando a esfera vermelha usada em outros momentos do vídeo.
)
Com a ajuda de outro personagem, Doraemon, um tradicional cano de encanamento é posicionado em Tóquio, cavando um túnel até o Rio de Janeiro. Bem que poderia ser fácil assim, não é mesmo?
)
Mario então salta no túnel...
)
...e sai direto no Maracanã, voltando a ser o primeiro-ministro — sem dispensar o boné e o efeito sonoro clássico!
)
Veja o momento em forma de GIF:
— Globo (@RedeGlobo) 22 de agosto de 2016Super Mario no Maracanã!!! #SomosTodosOlímpicos #PraSempreOlímpicos #CerimoniaDeEncerramento pic.twitter.com/QHDKb0sO8I
E o vídeo completo da transmissão da Al Jazeera:
Na Globo, Galvão Bueno falou que Mario é "querido por crianças de todo o mundo". Mal sabe o narrador que o simpático italiano, criado por japoneses e fluente em inglês, é uma figura mais que unânime entre todas as idades. Mais elementos da cultura japonesa devem ser incorporados em Tóquio 2020, mas só saberemos ao longo dos próximos quatro anos.
- Leia também: Home office: 106 vagas para trabalho remoto [12/10]
Via TecMundo Games.