Ninguém tem dúvidas de que o Orkut foi uma das melhores idéias para encontrar amigos, falar sobre você, participar de discussões em comunidades, etc. Porém, como todos os recursos da internet, o Orkut também tem seus riscos de segurança, riscos esses proporcionados por pessoas de má fé que às vezes querem apenas incomodar, porém em outras querem informações pessoais e preciosas dos usuários.
Logo, para você aproveitar ao máximo este serviço da Google com o mínimo de riscos, pode seguir várias dicas. Para começar, tenha em mente que a maioria dos riscos da internet estão à solta, mas eles não entram em ação sem que os usuários “puxem o gatilho”, ou seja, eles se aproveitam da ingenuidade e distração dos internautas para se espalhar.
Antes até mesmo de pensar no Orkut, considere seu computador. Mantenha seu antivírus constantemente atualizado e faça scans periodicamente em seu PC.
Agora, sim: o Orkut. Para começar, sua conta
Tudo na internet que envolva login e senha precisa de atenção especial. Crie senhas complexas e modifique-as com freqüência. Evite ao máximo divulgar login e senha em sites que não tenham relação com o Orkut e procure sempre desmarcar a opção “Salvar as minhas informações neste computador” quando você utilizar um computador público ou de outra pessoa.
Sempre quando você terminar de usar o Orkut, não feche o navegador somente. Clique no link “Sair”, no canto superior direito da página, ou seja, efetue o logout do Orkut para que as informações da sessão não fiquem armazenadas no computador.
Enquanto você navega: Links
Links são uma porta escancarada de vírus e roubo de informações. Basta um clique em um endereço mal intencionado para que seu computador entre em risco. Lembra-se do fator ingenuidade mencionado no começo deste artigo? Pois então, os links maléficos têm a intenção de chamar sua atenção e até mesmo lhe seduzir para que você clique neles e dispare algum vírus.
)
Atenção até com amigos
Enquanto navega pelo Orkut, você está cercado por inúmeras informações. Isso lhe toma a atenção e muitas vezes você clica em links um tanto compulsivamente. “Ah, foi meu amigo quem mandou, então posso clicar!”, você pensa. Porém, não é bem assim.
Muitos vírus e spams mandam propagandas e outras bugigangas através de um perfil “contaminado”, por isso que é sempre possível receber vírus de amigos. Portanto, mesmo que links tenham sido enviados por conhecidos, tenha sempre muito cuidado. Scraps com conteúdo muito generalizado ou padronizado são sempre suspeitos. O que você pode fazer é recomendar que seus amigos enviem links com comentários pessoais ou algum tipo de assinatura.
- Leia também: Tem como saber quem visitou meu perfil no Instagram?
Escondendo o inimigo
Muitas vezes, um endereço está camuflado por um link falso, uma máscara. Uma dica que ajuda muito é posicionar o cursor do mouse sobre um link enviado, porém sem clicar nele. Repare no canto inferior esquerdo do seu navegador: ele vai lhe indicar o endereço real que você está acessando. Qualquer endereço que não siga o padrão do Orkut ou de outro site de confiança é suspeito.
)
Os milionários e as promoções do Orkut
- Leia também: Tem como saber quem visitou meu perfil no Instagram?
Outro perigo constante são os famosos “prêmios” que você já ganhou. Quem acessa o Orkut com freqüência cansou de ganhar um milhão de reais a cada semana. Obviamente, esses links são falsos e, no menor dos problemas, são propagandas indesejadas. Não perca seu tempo com eles.
Lembre-se: toda e qualquer mensagem que não tiver um caráter pessoal é, no mínimo, uma mensagem que foi enviada a muitos usuários e tem a intenção de se propagar com facilidade. Ou seja, evite clicar em imagens e links recebidos através destas mensagens e apague este tipo de recado para evitar que curiosos em seu perfil clique nelas.
)
Enquanto você navega: mantendo sua privacidade
- Leia também: Onde ficam os rascunhos do Instagram?
A segurança no Orkut não se limita a vírus ou propagandas. Por se tratar de um site de divulgação de perfis, toda e qualquer pessoa pode ter acesso a informações pessoais suas e usar essas informações para fins não muito ortodoxos. Por exemplo, é comum o “clone” de perfis. As fotos e as informações são copiadas em um outro perfil, e este perfil se passa pelo dono de origem.
Em primeiro lugar, seja seletivo para divulgar suas informações. Evite divulgar dados pessoais (documentos, endereços, local de trabalho, telefones) e quaisquer outras informações que podem facilitar a sua localização mais facilmente do que qualquer serviço GPS. Por exemplo, evite participar de comunidades como “Moradores do Bairro...”, “Moradores do Condomínio...”, “Freqüento...”, etc.
)
Convites
- Leia também: Onde ficam os rascunhos do Instagram?
Se um estranho bate à porta de sua casa pedindo para entrar, você deixa? Então não faça o mesmo no Orkut. Não aceite convites de pessoas sem que elas expliquem porque estão lhe adicionando. Troque mensagens antes de adicionar alguém, comprove uma relação seja ela qual for.
)
Protegendo fotos e recados
Demorou um tempo, mas o Orkut finalmente adicionou recursos para a restrição da divulgação de informações pessoais. Facilmente, você define quem pode ver seus recados, fotos, vídeos e informações de perfil.
- Leia também: Instagram: como ver as solicitações pendentes
Em sua página de recados, você pode definir quem pode lhe enviar mensagens. Desta maneira, estranhos e pessoas que não fazem parte dos seus contatos ficam impedidos de lhe enviar porcarias. Da mesma maneira, você também define quem pode ver seus recados: todos do Orkut, somente seus amigos ou amigos e amigos deles.
)
Para alterar estas configurações, acesse sua página de recados e, no canto superior direito, clique em “alterar configurações”. Na parte de baixo, em “permitir que o conteúdo seja acessado por”, você define quem pode acessar sua página de recados, quem pode ver seus álbuns e vídeos, depoimentos e feeds.
)
- Leia também: Instagram: como ver as solicitações pendentes
Também é possível acessar estas configurações através do link "configurações", no menu da página de seu perfil
)