menu
Logo TecMundo
Segurança

Parceiros do Facebook teriam roubado dados de usuários do Instagram

Empresas parceiras de marketing estão sendo analisadas após coletas ilícitas de informações identificadas pelo Business Insider

27/08/2019, às 06:00

Parceiros do Facebook teriam roubado dados de usuários do InstagramFonte:

Imagem de Parceiros do Facebook teriam roubado dados de usuários do Instagram no tecmundo

O Facebook está fazendo uma avaliação de todos os seus parceiros de marketing devido ao mau uso de dados de usuários do Instagram para compartilhamento e venda de informações. Muitas violações às regras de privacidade da mídia social foram notadas pelo site de notícias Business Insider, incluindo coleta ilícita de informações dos perfis e armazenamento de senhas. 

Cerca de 600 empresas de publicidade apresentam o selo de aprovação do Facebook, mas o Business Insider identificou vários abusos às regras do Instagram por desenvolvedores que trabalham na plataforma. No início deste mês, o site descobriu que a Hyp3r, uma startup de marketing de São Francisco, havia ilegalmente coletado milhões de dados, por meio do rastreamento das localizações, através de uma falha na segurança.

Posteriormente, o site identificou várias corporações com aparente potencial elevado de violar as políticas da rede social. Muitas outras empresas foram descobertas — parceiras oficiais ou não —, tais como AiGrow, Bigbangram, Brand 24, Follow Cop, Followers Tracker, Sked Social, Stackla e Storrito.

Facebook (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Facebook (Fonte: Pixabay)

Diante das investigações do Business Insider, o Facebook encerrou as parcerias com as empresas que violaram as regras e afirmou que está fazendo uma revisão de todas as demais, além de focar no desenvolvimento de novos métodos que auxiliem na detecção de captura de dados. Nas últimas semanas, a plataforma já passou a aplicar esses novos procedimentos com o intuito de reprimir ações que violem suas políticas e relembrou seus parceiros de marketing sobre suas leis sobre coleta de dados.

Posição do Instagram

Por sua vez, o Instagram anunciou o oferecimento de recompensas aos desenvolvedores de tecnologias de segurança que sejam capazes de identificar aplicativos e empresas que utilizem as informações das contas. Nem todas as ações das companhias identificadas pela investigação afetam os usuários igualmente, mas a vulnerabilidade do acesso a dados na rede tem irritado alguns perfis empresariais.

Todas essas descobertas revelam que o Instagram pode sofrer os mesmos problemas que afetaram a plataforma principal, o Facebook, considerando os frequentes escândalos que a empresa vem enfrentando em virtude da coleta de dados de seus usuários.


local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia