A Companhia Docas do Estado do Ceará (CDC) sofreu um ataque hacker em que os dados dos servidores foram “sequestrados” (criptografados), tonando-se completamente inacessíveis para os funcionários. Para que os dados sejam descriptografados, os criminosos pedem uma quantia em Bitcoins, como resgate. Esse tipo de ataque é feito com vírus conhecidos por ransomware.
A CDC é uma empresa estatal que gerencia o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Fortaleza. O TMP foi inaugurado em 2014, teve o investimento de R$ 240 milhões, com renda anual de R$ 1,9 milhão, e será o primeiro porto a ser privatizado pelo governo federal.
Ataque parece não ter relação com a privatização
O ataque hacker ocorreu dois dias antes de o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar o governo federal a vender o TMP. A invasão foi percebida pela primeira vez na segunda-feira (28/10), e até a noite de quarta-feira (06/11) os sistemas continuavam inacessíveis, com grande parte dos serviços sendo realizados de forma manual ou por meio de uma estrutura improvisada.
Para a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayara Chaves, a invasão não tem relação alguma com o fato de o estabelecimento constar na lista de privatizações do governo, até porque, entre os dados que foram criptografados, não há documentos referentes ao processo de concessão.
- Leia também: Rússia prende possíveis criadores do Meduza Stealer
Normalização do funcionamento do TMP pode demorar
Para Chaves, o ataque possui indícios que apontam ter sido feito por hackers especializados e não por amadores, pois o sistema de criptografia utilizado é o mesmo que protege os dados da Casa Branca, a sede do governo dos EUA.
A Polícia Federal orientou a empresa a não entrar em contato com os criminosos para nenhum tipo de negociação.
Para minimizar o impacto no fornecimento dos serviços, a CDC instalou um sistema emergencial em alguns computadores, para aproveitar o acesso aos sistemas que não foram afetados. Enquanto isso, companhias especializadas foram contratadas para realizar a limpeza dos arquivos dos servidores e do backup, o que pode levar tempo.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)