menu
Tecmundo
Segurança

McAfee: falha de segurança permite que hackers sequestrem seu PC

Bug encontrado no software SaaS Endpoint Protection, da McAfee, possibilita que hackers se apropriem de computadores de terceiros para enviar spam.

18/01/2012, às 14:00

Screenshot confirmando a vulnerabilidade da máquina (Fonte da imagem: Mr. HinkyDinks UT Blog)

Depois de uma série de denúncias, a McAfee tomou ciência de uma grave falha de segurança no software SaaS Endopoint Protection, anteriormente conhecido como Total Protection Service. Alguns clientes entraram em contato com a empresa após perceberem que suas contas de email haviam sido bloqueadas pelos servidores, além de terem tido seus IPs cadastrados em listas negras usadas para bloquear spammers.

Em entrevista para a CNET, a empresa afirmou estar ciente do problema e disse que já possui equipes competentes analisando a falha e procurando possíveis soluções. A princípio, o problema parece estar em um módulo do sistema de atualização (Rumor Service), que acaba funcionando como um proxy aberto na porta 6515 e permitindo que pessoas não autorizadas enviem spam pela máquina na qual o software está em execução.

Um blog afirma ter encontrado quase 2 mil IPs vulneráveis a essa falha. Enquanto isso, o site Kaamar.com ensina a contornar a situação com duas ações bastante simples: desabilitar a opção “Rumor Network Server” no software da McAfee ou bloquear, com a ajuda de um firewall, a porta TCP 6515.