No próximo domingo (25), acontece o Oscar 2021 e as pessoas já estão procurando plataformas para assistir a premiação. A alta quantidade de buscas, no entanto, pode abrir brechas para criminosos cibernéticos enganarem os usuários com o objetivo de roubar informações sensíveis ou espalhar vírus.
Segundo divulgado pela Kaspersky, empresa líder em soluções de cibersegurança, não foi preciso muito tempo online para encontrar perigos na internet envolvendo a cerimônia. Um problema comum são os sites que se passam por serviços de streaming e que, após alguns minutos de filme, pedem que o usuário faça um cadastro na plataforma, utilizando o número do cartão de crédito.
Além disso, a empresa também fez a análise de vários arquivos de download ilegal dos indicados a Melhor Filme. Foram encontrados 80 documentos com diversos tipos de malware. Entre as produções mais "infectadas" estão os filmes Judas e o Messias Negro (23%); Bela Vingança (22%) e Os 7 de Chicago (21%).
O analista da Kaspersky, Fábio Assolini, explica que os criminosos sempre estão atentos no interesse dos usuários para conseguir tirar proveito da situação. “Grandes eventos da indústria cinematográfica podem alavancar o interesse dos golpistas, mas esse tipo de atividade não é mais tão popular como costumava ser. Atualmente, as pessoas estão aderindo mais aos serviços de streaming, que são mais seguros”, afirma.
- Leia também: Rússia prende possíveis criadores do Meduza Stealer
Se você prentende assistir aos filmes do Oscar em segurança, mas ainda não sabe onde as produções estão disponíveis, confira a lista que o TecMundo preparou.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)