O longa-metragem Viúva Negra ainda não estreou oficialmente, mas uma falsa cópia do filme da Marvel Studios já virou uma forma de tentar infectar computadores e roubar dados bancários.
Segundo as equipes de segurança da Kaspersky, arquivos disfarçados do filme e sites que, na verdade, são um exemplo de phishing foram detectados trazendo o longa-metragem estrelado por Scarlett Johansson como tema.
A utilização da produção como isca de golpes acontece desde o ano passado, quando o filme foi adiado devido à pandemia da covid-19. Entretanto, com a chegada da estreia, a companhia de segurança registrou um aumento de 9% nas tentativas de cibercrime.
A falsa oferta para assistir ao filme pode aparecer em vários idiomas.
Ao clicar em links como os descritos na imagem, as vítimas são redirecionadas para páginas que dizer exibir os primeiros minutos do filme. Entretanto, o arquivo é pausado e, para continuar vendo, você precisa realizar um rápido cadastro que inclui credenciais de um cartão de crédito.
Como você já deve imaginar, a cobrança é feita sem que você ganhe acesso a qualquer filme. Além disso, as informações repassadas pelo usuário podem ser utilizadas para outras fraudes. Um cibercrime muito parecido foi registrado recentemente envolvendo o desenho animado Rick & Morty e costuma também agir disfarçado de filmes concorrentes ao Oscar.
Fique de olho!
Viúva Negra estreia simultaneamente em duas modalidades: o filme chega aos cinemas brasileiros em 8 de julho de 2021, aparecendo para aluguel no Disney+ no dia seguinte, apenas no formato Premier Access. Confira um teaser recente da produção.