menu
Logo TecMundo
Segurança

Apps de terceiros são 'minas de ouro' para criminosos, diz Apple

Durante evento, o chefe da Engenharia de Software da Apple falou sobre os perigos da instalação de apps por meios alternativos no iPhone

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

04/11/2021, às 18:30

Apps de terceiros são 'minas de ouro' para criminosos, diz AppleFonte:  Apple Insider, Web Summit 

Imagem de Apps de terceiros são "minas de ouro" para criminosos, diz Apple no tecmundo

Nesta semana, a cidade de Lisboa, em Portugal, sedia o Web Summit, evento que reúne as principais empresas e especialistas da indústria de tecnologia. Durante a ocasião, o chefe da Engenharia de Software da Apple, Craig Federighi, palestrou sobre os recursos de segurança do iOS e explicou as ameaças da instalação de aplicativos por meios alternativos à App Store — uma prática também conhecida como sideloading, no termo em inglês.

Contextualizando, Federighi falou sobre o Ato dos Mercados Digitais da União Europeia, que busca promover uma competição mais justa entre empresas e a maior liberdade de escolha aos usuários. Ele afirma que, embora concorde com esses dois objetivos, discorda da norma que exige a implementação do sideloading no iPhone.

Segundo o executivo, a medida iria contra seu próprio objetivo-chave, já que impediria que todos os usuários desfrutem de um sistema operacional mais seguro, em nome da liberdade de escolha. Elaborando seu argumento, Federighi direcionou o foco da palestra para essa questão e relembrou a última pesquisa sobre o tema, elaborada pela Apple, ainda no último mês de outubro — chamada "Construindo um Ecossistema Confiável para Milhões de Aplicativos", em tradução livre para o português.

Craig Federighi, representante da Apple no Web Summit. (Fonte: Apple Insider, Web Summit / Reprodução)Craig Federighi, representante da Apple no Web Summit. (Fonte: Apple Insider, Web Summit / Reprodução)

Tomando como exemplo uma série de malwares e outros problemas similares que afetam as plataformas concorrentes, como o Android, Federighi afirmou que o uso do sideloading acaba sendo um recurso-chave em comum, eventualmente utilizado no processo de infecção dos dispositivos.

Federighi explica, assertivamente: "Os alvos e estratégias dos cibercriminosos variam, mas aqui está uma coisa que não poderia ser mais clara: o sideloading é o melhor amigo do cibercriminoso". Ele também pontua que "exigir isso no iPhone seria uma corrida do ouro para a indústria de malware".

info
Essa matéria não é patrocinada, mas contém links de parceiros. O TecMundo pode ganhar comissão pelas vendas geradas por meio desses links. Reiteramos nosso compromisso em indicar apenas produtos e promoções curados e selecionados pelos nossos especialistas, sempre levando em consideração a experiência dos nossos leitores.
mystery
Sempre verifique códigos e descontos. Lojas e marcas podem alterar ou encerrar ofertas a qualquer momento.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Adriano Camacho

Especialista em Cibersegurança, Produtos, Hardware e Jogos

Adriano Camacho é Editor de Conteúdo no TecMundo e no Voxel, com cinco anos de experiência na área. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela FAAP, é especializado na cobertura de assuntos ligados à tecnologia e à cultura gamer contemporânea.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 2 dias