menu
Tecmundo
Segurança

TRF 3 sofre ataque cibernético e fica com serviços indisponíveis

Apesar do ataque, o Tribunal salientou que não houve “comprometimento dos dados armazenados”

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

30/03/2022, às 12:46

TRF 3 sofre ataque cibernético e fica com serviços indisponíveis

Fonte:

Imagem de TRF 3 sofre ataque cibernético e fica com serviços indisponíveis no tecmundo

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) sofreu um ataque cibernético nesta quarta-feira (30) que deixou indisponível os serviços prestados pelo órgão. Apesar do caso, o órgão salientou que não houve “comprometimento dos dados armazenados”.

O próprio TRF 3 se pronunciou sobre a situação em um aviso na página inicial do site oficial. O ataque também acabou afetando a página da instituição, que até a tarde de hoje não mostrava nada além do comunicado sobre o ocorrido.

O assunto repercutiu nas redes sociais, onde várias pessoas falaram sobre a situação e as dificuldades por causa da indisponibilidade dos serviços do Tribunal.

— TRF3 (@trf3_oficial) March 30, 2022 — bruno (@brunoaugs) March 30, 2022 — eu sou hetero e me acho top (@bannavoig_) March 30, 2022 — lelê (@soasleticia) March 30, 2022 — Gustavo (@_Gustavo_Vila) March 30, 2022 — loirão (@giiovannalino) March 30, 2022

Ainda sem previsão de retorno

O TRF 3 também informou ao público que não há previsão para o restabelecimento dos serviços e que continuará informando às pessoas sobre o ocorrido na página inicial do portal.

“As diligências efetuadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão possibilitaram a identificação do tipo de ataque sofrido e a definição da estratégia a ser seguida na apuração dos fatos e na restauração progressiva da infraestrutura tecnológica do Tribunal”, diz trecho do texto postado.

Apesar da identificação, por enquanto ainda não se sabe a origem e nem a motivação do ataque cibernético desta quarta-feira.



Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.