menu
Tecmundo
Segurança

Polícia Federal vai investigar uso de software espião pela Abin

Ministro da Justiça encaminhou ofício requisitando apuração de irregularidades de ações da Abin durante governo Bolsonaro

Polícia Federal vai investigar uso de software espião pela Abin

Fonte:

Imagem de Polícia Federal vai investigar uso de software espião pela Abin no tecmundo

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, requisitou que a Polícia Federal investigue as denúncias contra a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No início da semana, o jornal O Globo obteve documentos apontando que a agência espionou cidadãos brasileiros durante o governo Bolsonaro.

O ofício foi encaminhado pelo Ministro à PF na última quarta-feira (15), exigindo a apuração do caso. Flávio Dino já havia adiantado publicamente a decisão durante a solenidade de anúncio do Programa Nacional de Segurança Pública.

Crime contra a Administração Pública

No documento, Dino relatou que da forma como os fatos se apresentam, eles podem “configurar crimes contra a Administração Pública e de associação criminosa”, entre outros. A iniciativa vai de acordo com medidas do Ministério Público Federal (MPF), que também abriu procedimento para apurar o caso.

Após as acusações se tornarem públicas, a Abin confirmou em nota oficial que teria, de fato, utilizado a ferramenta FirstMile entre dezembro de 2018 e maio de 2021. O software possibilitava localizar com certa precisão a posição de qualquer pessoa, utilizando apenas seu número de celular.

— Casa Civil (@casacivilbr) March 2, 2023

Antes mesmo da polêmica vir à tona, o Poder Executivo removeu a agência da estrutura militar, e transferiu sua gestão para a Casa Civil.