Recentemente, o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, participou de uma entrevista coletiva e afirmou que o rastreador AirTag da Apple é um excelente equipamento para ajudar a prender ladrões de carros. Por isso, o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) sugere que os residentes da cidade escondam o dispositivo de rastreamento em seus veículos.
Segundo Adams, a quantidade de roubos e crimes violentos está reduzindo, contudo, os furtos de automóveis continuam sendo um problema em crescimento na cidade. Ou seja, o uso do AirTag poderia ajudar nas investigações: por exemplo, quando a NYPD receber uma notificação de um roubo de carro, o dispositivo da Apple ajudará a encontrar o veículo mesmo que já tenha se passado alguns dias do crime.
— NYPD Chief of Department (@NYPDChiefOfDept) April 30, 2023The 21st century calls for 21st century policing. AirTags in your car will help us recover your vehicle if it’s stolen. We’ll use our drones, our StarChase technology & good old fashion police work to safely recover your stolen car. Help us help you, get an AirTag. #GSD pic.twitter.com/fTfk8p4lye
"AirTags em seu carro nos ajudarão a recuperar seu veículo se ele for roubado. Usaremos nossos drones, nossa tecnologia StarChase e a boa e velha polícia trabalhará para recuperar com segurança o seu carro roubado", diz uma mensagem publicada no perfil do chefe do departamento do NYPD no Twitter.
Os carros mais roubados em Nova York são modelos das fabricantes Kia e Hyundai.
Roubos de carros em Nova York
Com o intuito de promover a ideia, a organização Association For A Better New York fez uma doação de 500 AirTags para ajudar promover a resolução de roubos de carros; os dispositivos foram recebidos pela NYPD, que planeja distribuir entre moradores da cidade. Segundo Adams, os maiores alvos dos criminosos são os veículos da Hyundai e Kia, seguidos por modelos da Honda.
O problema é que alguns modelos dessas marcas podem dar a partida por meio de um simples cabo USB. Outro problema é uma tendência que ficou popular no TikTok, incentivando usuários a roubar carros da Kia para fazer vídeos registrando toda a 'brincadeira' — eles são chamados de Kia Boys.
De qualquer forma, em abril, a cidade de Nova York emitiu um comunicado afirmando que está participando de um processo nacional contra as fabricantes Kia e Hyundai, para responsabilizá-las por se recusarem a equipar alguns veículos com medidas antirroubo.