A marca de lingerie e produtos de beleza Victoria’s Secret sofreu um “incidente cibernético” nas últimas horas. Embora ainda não esteja oficialmente confirmada a natureza do ataque, a empresa pausou as vendas online em seu website, entendo o ocorrido como um “incidente de segurança”.
- Pelo menos desde quarta-feira (28), o site da Victoria’s Secret foi substituído por uma mensagem que aponta a correção do suposto incidente;
- As vendas de produtos e serviços online disponíveis pela empresa foram suspensos temporariamente;
- Já as lojas físicas permanecem em funcionamento normalmente;
- Um porta-voz da marca de grife afirmou que uma empresa terceirizada foi contratada para resolver o problema.
- Entenda: Por que estavam escaneando a íris dos olhos das pessoas?
Apesar dessas informações, a Victoria’s Secret não detalhou sobre a natureza do possível ciberataque que afetou a marca. Também não há uma estimativa de quando o problema será resolvido, embora a diretora-executiva da empresa, Hillary Super, tenha dito aos funcionários que “a recuperação irá levar um tempo”, em um documento obtido pela Bloomberg.
)
Mundo da moda na mira de cibercriminosos
Mesmo que os caminhos apontem para um ataque hacker, não há detalhes sobre o possível grupo ou autor responsável. Contudo, há pouco tempo o Google informou por meio do seu especialista em ameaças, John Hultquist, que um grupo cibercriminoso mirava grandes marcas norte-americanas após invadir sistemas britânicos.
Vale notar que o mundo da moda vem sendo afetado pelo cibercrime recentemente. Há pouco tempo a Adidas teve um vazamento de dados, e a marca de grife Dior descobriu um acidente com vazamento de dados sensíveis sobre seus consumidores.
- Leia também: O vazamento de 183 milhões de contas: a engenharia por trás da exposição que atingiu brasileiros
Para mais desdobramentos sobre o caso da Victoria’s Secret, fique ligado no site do TecMundo.