menu
Tecmundo
Segurança

'Clone' de Minecraft esconde trojan ladrão de dados

O game, que roda em navegadores, acompanha um malware que roda silenciosamente no PC e ganha acessos ao sistema.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

14/08/2025, às 13:45

Atualizado em 14/08/2025, às 15:36

'Clone' de Minecraft esconde trojan ladrão de dados

Especialistas da firma de segurança cibernética da Point Wild descobriram uma nova ameaça que mira extensivamente jogadores de Minecraft. O malware, quando dentro do computador da vítima, pode roubar dados confidenciais do sistema e até mesmo assumir total controle da máquina sem que o usuário saiba.

A pesquisa aponta que esse agente malicioso se esconde em um instalador não oficial de um tipo de clone quase idêntico de Minecraft chamado Eagle Craft 1.12 Offline. Essa é basicamente uma versão de browser do popular game, mas em menor escala e roda em qualquer navegador, geralmente usada por crianças, ou instituições de ensino.

Ao baixar o instalador, o usuário baixa também um trojan de acesso remoto, o NjRat, comumente usado por cibercriminosos. Uma vez no computador, o malware acaba por roubar nomes de usuários, senhas e acessar sistemas não autorizados, como webcam e microfone do PC, expondo diretamente a vítima.

clone-de-minecraft-esconde-trojan
Falso Minecraft é uma cópia factível e simples, mas que esconde um problema sério (Imagem: Point Wild)

Problema silencioso

Por mais que pareça somente mais um malware, este trojan é até bem complexo. O agente adiciona um executável extra no sistema para garantir que cada vez que o computador liga, o malware seja ativado, completando uma espécie de ciclo silencioso, sem que a vítima saiba que o vírus está ali.

  • Ao realizar o download do Eaglercraft, vários arquivos são instalados na máquina, incluindo o malware;
  • Quando o usuário executa o arquivo do clone de Minecraft, ele é direcionado para uma página do navegador que roda o jogo;
  • Simultaneamente, o trojan começa a rodar em segundo plano e roubar os dados da vítima;
  • O conteúdo é enviado remotamente para um servidor localizado na Índia.

O que poderia ser um joguinho inofensivo se torna uma arma poderosa contra usuários inocentes e desavisados. A melhor dica para se proteger é realizar downloads apenas por fontes oficiais, e por mais que possa doer no bolso, às vezes comprar o game é a opção mais segura.

Para mais informações sobre golpes e segurança na internet, fique de olho no site do TecMundo e se mantenha bem protegido.

 



Avatar do(a) autor(a): Felipe Vitor Vidal Neri

Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.