A Polícia Federal realizou operações diferentes em três cidades brasileiras com objetivos similares. Três equipes sem conexão entre si foram mobilizadas para combater supostos crimes de produção e compartilhamento de materiais de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet.
As ações envolvem tanto investigações mais recentes quanto novas fases de trabalhos mais duradouros. Nos três casos, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços que supostamente estariam ligados a predadores sexuais, ou seja, pessoas responsáveis por ações de criação, disponibilização ou consumo desses conteúdos.
As operações da PF
- Em João Pessoa, capital da Paraíba, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na Operação Discovery 30 para "investigar crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet". Mais detalhes sobre a deflagração não foram compartilhados pelas autoridades;
- No município gaúcho de Caçapava do Sul, a Operação Nêmesis resultou em buscas "em endereço vinculado a um suspeito" que teria armazenado "imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil". Os dispositivos ainda passarão por perícia pela Delegacia de Polícia de Santa Maria-RS e a ação foi realizada após um denúncia de que a pessoa era responsável por armazenamento, produção e divulgação desse tipo de material;
)
- Já a Operação Olho de Hórus XI, feita em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, levou a um mandado de busca e apreensão na residência de uma pessoa. Ela teve um computador e um celular apreendidos e levado para perícia, após uma ferramenta de investigação da polícia alertar que ele "baixava e compartilhava o conteúdo ilícito na internet". O suspeito foi encaminhado para uma delegacia local para prestar declarações e também pode ter que responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso infantil;
Realidade Violada 3
O terceiro episódio da série documental Realidade Violada, que é produzida pelo TecMundo, abordou o caso de predadores sexuais e riscos envolvendo menores de idade na internet.
O longa-metragem trata do tema por diversos ângulos, incluindo detalhes sobre o modus operandi de criminosos, como são as investigações policiais contra esse tipo de atividade e de que forma é possível proteger a família desses criminosos. Você pode assistir ao vídeo completo no canal do TecMundo no YouTube por este link.
Você sabe que ações a Google toma por conta própria para combater o compartilhamento desse tipo de material nos serviços da empresa? Saiba mais sobre o tema neste artigo.