A cidade chinesa Liuyang, conhecida por grandes shows com fogos de artifício, quebrou um impressionante recorde tecnológico. A cidade sediou um show de drones ao vivo que contou com quase 16 mil robôs realizando grades desenhos nos céus, como flores e uma árvore-do-céu, planta nativa do norte da China.
O espetáculo foi realizado em outubro desse ano pela empresa de drones Gaoju Innovatione garantiu dois títulos pelo Guinness:
- Maior show de drones controlados simultaneamente por um único computador;
- Por exibir 7.496 drones equipados com fogos de artifício Assim, eles superaram em 50% os recorde anterior, que era do grupo Shenzhen DAMODA Intelligent Control Technology por um show realizado em 2024 com a presença de mais de 10 mil robôs.
Apresentação que gera controvérsia
A apresentação surpreendeu por diversos motivos, como a precisão da coreografia, que utiliza tecnologias como posicionamento cinemático em tempo real, lógica avançada para evitar colisões e o resultado, que surpreendeu tanto quanto um grande show de fogos de artifícios. Os organizadores descreveram o espetáculo como “um substituto da pólvora com pura programação”.
- Leia também: Rússia prende possíveis criadores do Meduza Stealer
Entretanto, o show levantou preocupações. A própria Liuyang ficou em evidência após drones em chamas caírem dos céus, relembrando o perigo de dispositivos voadores que utilizam baterias de lítio dividirem o mesmo espaço aéreo de aeronaves e sobrevoarem áreas urbanas.
Além disso, levantaram-se também preocupações com o domínio da tecnologia de enxame, que pode facilmente ser portada do ambiente de entretenimento para o militar e como isso poderia ser negativo para civis em ambientes de guerra.
Quer acompanhar as novidades sobre o mundo da tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e TikTok.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)