menu
Logo TecMundo
Segurança

Trump ordena que EUA retomem testes de armas nucleares 'imediatamente'

Os últimos testes nucleares completos dos Estados Unidos foram feitos no início da década de 1990, quando o país era administrado por George H. W. Bush.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

30/10/2025, às 15:00

Donald Trump quer que os Estados Unidos voltem a realizar testes de armas nucleares, após mais de 30 anos, em resposta aos experimentos que têm sido feitos por outras potências. O republicano abordou o assunto em postagem na plataforma Truth Social, na quarta-feira (29).

“Por causa dos programas de teste de outros países, instruí o Departamento de Guerra a começar a testar nossas armas nucleares em igualdade de condições. Esse processo começará imediatamente”, escreveu o presidente americano. Em outro trecho do texto, ele cita a Rússia e a China.

Quando os EUA realizaram testes nucleares pela última vez?

Segundo a BBC, a última vez que os militares americanos realizaram testes completos de armas nucleares foi em 23 de setembro de 1992. Desde então, o país faz apenas simulações de explosões nucleares utilizando computadores de grande potência, com base no seu arsenal.

  • Além das explosões simuladas, os EUA realizam experimentos de física nuclear relacionados às armas e testes de mísseis com capacidade de carregar ogivas nucleares;
  • Experimentos com mecanismos de ogivas e testes para verificar as condições de materiais nucleares armazenados também acontecem;
  • Nenhum outro país além da Coreia do Norte confirmou ter feito teste nuclear completo desde 1998, como destaca a reportagem;
  • Os países que possuem esse tipo de armamento geralmente realizam simulações, assim como as que são feitas no território americano.

A ordem de Trump para a retomada de testes nucleares pelos EUA acontece poucos dias após a Rússia anunciar um teste bem-sucedido do míssil intercontinental Burevestnik. O projétil alcançou 14.000 km em um voo que durou 15 horas, mas pode ir além disso, conforme Moscou.

Na ocasião, o líder da Casa Branca classificou o experimento envolvendo o míssil capaz de transportar uma ogiva nuclear como “não apropriado”. Ele chegou a alertar que os EUA têm um submarino nuclear nas proximidades do litoral russo e disse que Vladimir Putin deveria priorizar o acordo de paz com a Ucrânia em vez de testar armas.

bombas-com-bandeira-dos-estados-unidos
Os EUA não realizam testes nucleares completos desde os anos 1990, no estado de Nevada. (Imagem: UniqueMotionGraphics/Getty Images)

Quais países têm mais armas nucleares?

Trump alega que os “EUA têm mais armas nucleares do que qualquer outro país”, com a Rússia aparecendo em segundo lugar e a China em terceiro, afirmações repetidas durante entrevista no avião Air Force One. Porém, os dados informados por ele não estão corretos, segundo o The Guardian.

Citando relatório da Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (ICAN), a reportagem ressalta que a Rússia tem atualmente a maior quantidade de armas nucleares confirmadas, com 5.500 ogivas. Já os EUA possuem 5.044, ficando na segunda posição.

As falas do republicano repercutiram em Pequim, com o Ministério das Relações Exteriores da China declarando que o país continua comprometido com o “caminho do desenvolvimento pacífico” e esperando que os EUA honrem o tratado de não proliferação. O Pentágono não comentou as declarações de Trump.

Gostou do conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias nas redes sociais.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 1 dia