O Gmail pode acessar mensagens privadas e anexos armazenados no serviço de email para treinar seus modelos de inteligência artificial (IA), após mudanças implementadas discretamente nos termos de uso. É o que apontam relatos de usuários que notaram as alterações na plataforma, esta semana.
Como destaca o Malwarebytes Labs, a gigante de Mountain View quer analisar conteúdos da caixa de entrada para refinar recursos baseados no Gemini que têm chegado ao Gmail, como a sugestão de palavras e frases e as respostas geradas por IA. O acesso aos emails é ativado por padrão, mas o usuário pode desabilitá-lo.
Como impedir o Gmail de ler seus emails e anexos?
Apesar das melhorias que o compartilhamento dos conteúdos pode trazer para os recursos de IA e da promessa do Google de anonimizar os dados usados em treinamentos, muitas pessoas não querem que a empresa leia suas mensagens. Se é o seu caso, faça a desativação manualmente.
Para evitar que a big tech use seus emails para treinar o Gemini, desative os “Recursos Inteligentes” do Gmail:
- Abra o Gmail, clique no ícone da engrenagem e em “Mostrar todas as configurações”, na versão web, ou toque em Menu > Configurações no app;
- Role a tela até a seção “Recursos inteligentes” e desmarque esta opção;
- Clique em “Salvar alterações”, no final da página, para concluir o processo.
)
Também é importante fazer a desativação no Google Workspace:
- Nas configurações da plataforma, localize a seção de recursos inteligentes e clique em “Gerenciar configurações inteligentes de recursos do Workspace”;
- Desative as opções “Recursos inteligentes no Google Workspace” e “Recursos inteligentes em outros produtos do Google”;
- Clique em “Salvar”.
Nos smartphones Android e iPhone, o caminho é o mesmo:
- Abra o app do Gmail, toque no menu e vá em “Configurações”;
- Caso tenha mais de uma conta logada, selecione a conta que quer desativar a opção;
- Desça até a aba “Geral” ou até a opção “Privacidade dos dados” e desmarque a opção de “Recursos inteligentes”.
)
De acordo com a publicação, a gigante da tecnologia separa os recursos inteligentes do Workspace das ferramentas baseadas em IA utilizadas nos demais apps. Dessa forma, é necessário desabilitar o compartilhamento nos dois locais para impedir o acesso total aos materiais.
O Google lançou a atualização de maneira gradual, por isso nem todas as contas terão essas opções de recursos inteligentes ativadas por padrão. Mas quando isso acontecer, basta seguir as dicas acima para impedir que o Gemini acesse os conteúdos de seus emails.
O TecMundo entrou em contato com o Google em busca de mais esclarecimentos sobre a adoção da nova política e aguarda um posicionamento da empresa. A matéria deverá ser atualizada com um posicionamento oficial.
E você, o que pensa sobre o Gmail lendo as mensagens dos usuários para treinar o Gemini? Comente nas redes sociais do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)