menu
Logo TecMundo
Segurança

Cientistas norte-americanos criam apoios que te transformam no Homem-Aranha

Os pesquisadores da Universidade de Stanford se basearam em uma invenção similar da DARPA para desenvolver sua própria versão do acessório, originalmente inspirado nas lagartixas

Avatar do(a) autor(a): Leonardo Rocha

schedule19/11/2014, às 13:37

Cientistas norte-americanos criam apoios que te transformam no Homem-AranhaFonte:

Imagem de Cientistas norte-americanos criam apoios que te transformam no Homem-Aranha no site TecMundo

Os militares do mundo afora são bastante obcecados pelas lagartixas, não por acharem que o animal é intimidador ou uma mascote apropriada, mas sim porque a estrutura dos pés desses animais permite que eles andem por qualquer parede de uma forma muito similar à do Homem-Aranha. Dessa forma, não é de se surpreender que vários centros de desenvolvimento de tecnologia estejam trabalhando em formas de replicar essa habilidade.

No começo deste ano, a DARPA revelou que um de seus laboratórios havia construído um tecido que permitiria que uma pessoa de 98 kg imitasse o herói amigão da vizinhança enquanto carrega equipamentos com até 22 kg de peso. Por razões óbvias, o método específico para a criação da tecnologia foi mantido em segredo, mas agora um time da Universidade de Stanford, na Califórnia, afirma ter descoberto como a novidade funciona.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Os pesquisadores começaram sua análise utilizando um composto chamado PDMS (sigla em inglês para dimetil polissiloxano), que costuma ser encontrado em camadas repelentes de água, umidificadores de pele e nos nuggets de frango de ao menos uma rede famosa de lanchonetes fast food. A substância foi moldada em microdobras para aumentar sua área de superfície e foi colocada em uma placa hexagonal com uma alça.

Como podemos ver no vídeo acima, a versão dos pesquisadores de Stanford funciona, mas ainda está em estágio de testes. Por enquanto, não há planos para que a ferramenta seja disponibilizada no mercado. E você, o que achou da novidade? Deixe sua opinião nos comentários.