menu
Tecmundo
Segurança

Smartphone à prova de espionagem será revelado em breve

Em provável resposta ao escândalo de espionagem apresentado um ano atrás, brasileiros desenvolvem smartphone capaz de criptografar todas as comunicações feitas através do aparelho

27/02/2015, às 13:57

Há mais de um ano, surgiram suspeitas de que a NSA estava realizando espionagem através da interceptação das comunicações privadas da atual presidente do país, Dilma Rousseff. Em aparente resposta ao ocorrido, a empresa Sikur decidiu desenvolver um smartphone capaz de criptografar todas as conversas e troca de informações feitas através do aparelho.

Para garantir uma segurança completa aos usuários, todas as ligações, mensagens por texto (SMS e mensageiros instantâneos) e os dados armazenados serão protegidos, evitando que o celular possua brechas a serem exploradas mediante a utilização de uma criptografia muito forte.

Expectativas de venda

Batizado de Granite Phone, o gadget será apresentado na semana que vem no Mobile World Congress, em Barcelona. A empresa responsável pelo desenvolvimento do aparelho espera vender 80 mil unidades até o final deste ano.

O desafio que a Sikur terá é muito ambicioso, principalmente devido ao fato de a segurança ser, principalmente no ramo da tecnologia, uma preocupação constante e um assunto delicado, seja por parte dos usuários ou das autoridades, e que permanece sem uma solução definitiva até o presente momento.