menu
Logo TecMundo
Segurança

Apple e Google removem o app malicioso InstaAgent de suas lojas

O aplicativo malicioso registrava senhas e nomes de usuários, que em seguida eram enviados de forma desprotegida a um servidor remoto

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule11/11/2015, às 09:48

Apple e Google removem o app malicioso InstaAgent de suas lojasFonte:

Após uma série de reclamações de usuários e denúncias, a Google e a Apple decidiram remover de suas lojas virtuais o InstaAgent. Usando como base os dados de assinaturas do Instagram, o aplicativo malicioso roubava senhas e publicava sem permissão uma série de fotografias nos perfis de seus usuários.

Para atrair consumidores, o InstaAgent prometia oferecer recursos extras como a possibilidade de verificar quem andou visitando seu perfil. Após a instalação e login, o programa passava a enviar dados relacionados ao nome de usuário e a senha das pessoas que o instalaram até um servidor remoto.

Apesar de o aplicativo agora ter sumido das lojas oficiais, o fato é que centenas de milhares de contas já foram comprometidas por conta de seu uso. O app ganhou bastante popularidade no Reino Unido e no Canadá, tendo acumulado entre 100 mil e 500 mil downloads durante sua breve existência.

Caso você tenha sido uma das vítimas do app, é melhor trocar o quanto antes a senha que usa para acessar o Instagram. Esperamos que tanto a Apple quanto a Google aproveitem a ocasião para reavaliar seus processos de checagem de novos aplicativos de forma a evitar que outra ameaça dessa magnitude volte a ser distribuída com destaque em lojas virtuais.

Foi prejudicado pelo InstaAgent? Comente no Fórum do TecMundo



Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.

local_mall

Ofertas TecMundo

Atualizado há 15 horas