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Tecmundo
The BRIEF

Como Elon Musk pretende colonizar Marte com os novos foguetes da SpaceX

Novo sistema de transporte apresentado pela SpaceX mostra os planos ousados da empresa

Avatar do(a) autor(a): Renan Hamann

27/09/2016, às 15:13

Quem acompanha o mundo da tecnologia há tempos já sabe muito bem quem é Elon Musk e por que ele é considerado o "Tony Stark da vida real".

O investidor foi criador do PayPal, desempenhou papeis importantes em empresas de informática e também é o grande líder por trás de Tesla Motors e SpaceX.

E é justamente sobre esta última empresa que estão os holofotes nesta semana. Isso porque o multimilionário acaba de apresentar os seus projetos para levar a humanidade até Marte.

Já era sabido que a colonização do planeta vermelho estava nos planos de Musk, mas somente agora foram mostrados os instrumentos que vão ajudar o homem a pisar no solo marciano. Está curioso para saber mais detalhes disso? Então confira agora mesmo o que trouxemos para você nesta matéria.

Interplanetary Transport System

Ouvir o termo “Sistema de Transporte Interplanetário” parece estranho fora do cinema, mas é exatamente isso que Elon Musk nos mostrou nesta terça-feira (27 de setembro). É com este foguete (ITS, na sigla em inglês) que a SpaceX pretende levar os seres humanos até Marte e já existem muitos detalhes de como isso vai ser feito.

Bem... É claro que não podemos imaginar que essas viagens sejam feitas com ônibus espaciais comuns, afinal de contas a distância média entre a Terra e Marte fica perto dos 230 milhões de quilômetros — é muito longe, mesmo! Pois é por isso que a empresa de Musk optou por investir pesado no poder do ITS.

O ITS é composto por duas partes principais e que ainda não têm nomes definidos. Por enquanto, o foguete está sendo chamado de BFR (Big Fucking Rocket) e nave espacial de BFS (Big Fucking Spaceship). Os novos foguetes possuem cerca de 122 metros de altura (quase o dobro do Falcon 9) e os propulsores contam com 12 metros de diâmetro. Já a espaçonave conta com 17 metros de diâmetro.

Poder e capacidade

O ITS é capaz de transportar até 100 toneladas de carga, sendo que esse peso é dividido entre mantimentos e pessoas que possam estar envolvidas no projeto. Mas para levantar toda essa massa, você pode imaginar que é necessário muito mais força do que já vimos em outros veículos usados pelas grandes agências espaciais.

— Elon Musk (@elonmusk) 27 de setembro de 2016

É por isso que o BFR deve contar com até 60 motores de foguete Raptor, que podem gerar mais de 226 mil kg de força propulsora cada. Isso parece exagero? Pois para levantar o ITS e mais as 100 toneladas de carga são necessários mais 13 milhões de kg de força de propulsão.

Depois que o Interplanetary Transport System já estiver em órbita, o sistema de propulsor do foguete volta para a Terra e é reenviado para o espaço com os módulos de combustíveis para o ITS. Mas é bom deixar claro que esse combustível não será a única fonte de energia usada na exploração.

O ITS é capaz de transportar até 100 toneladas de carga, incluindo pessoas e mantimentos no caminho para Marte

No espaço e sem gravidade, os combustíveis para os motores propulsores podem ser economizados. Isso porque um sistema de captação solar é aberto na BFS e consegue prover cerca de 200 kW para o veículo espacial. Essa energia deve ser suficiente para as propulsões de ajustes de rota e também para todos os sistemas elétricos e eletrônicos que fazem parte da missão.

O caminho até Marte

De acordo com a SpaceX, o BFS pode seguir seu curso até Marte com a velocidade próxima aos 100 mil km/h. Chegando na atmosfera de Marte, é esperado que o exterior da nave chegue à temperatura de 1.648 graus célsius, mas os materiais do equipamento devem impedir que isso afete sistemas internos e tripulação.

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Para frear a BFS e permitir um pouso seguro, a SpaceX afirma que vai usar um sistema de retro propulsão supersônica de altíssimo desempenho. Assim, estima-se que todos cheguem ao planeta com muita segurança, para que então comecem a desempenhar as missões de reconhecimento, exploração e colonização.

Onde seria o lançamento? E quando?

Todos os lançamentos oficiais da SpaceX devem acontecer no Kennedy Space Center, nos Estados Unidos. Em 2014, a empresa de Musk assinou um acordo e alugou a plataforma de lançamento 39A do local pelo período de 20 anos. Ou seja: até 2034 a SpaceX pode usar a plataforma sem precisar se preocupar.

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Os planos de Elon Musk são ousados. Ele planeja enviar suas primeiras missões não tripuladas para Marte até o ano de 2018, sendo que a expectativa é de que ele consiga pousar seres humanos no planeta vermelho até 2025.

O CEO da SpaceX também falou sobre os custos de enviar uma pessoa para Marte. Hoje, isso representa um valor próximo a US$ 10 bilhões por pessoa, mas Musk imagina que em alguns anos será possível reduzir isso para cerca de US$ 200 mil por pessoa — sendo que para isso seria necessário uma demanda próxima a 1 milhão de pessoas querendo ir até lá.

Hoje, levar uma pessoa a Marte pode custar até US$ 10 bilhões

Até lá, vários testes devem ser feitos pela companhia para experimentar os novos motores Raptor e também o foguete BFR. Além disso, espera-se que vejamos homologações na espaçonave BFS em um futuro próximo.

Ir a Marte é rentável para a SpaceX?

Definitivamente, não! Mas Elon Musk não se preocupa apenas com o lucro que suas empresas podem gerar. Ele deixa bem claro que o objetivo de levar os homens à Marte são pessoais. Em uma fala do próprio executivo: “A principal razão pela qual estou acumulando ativos ao longo do tempo era para fundar isso. Eu não tenho outra motivação para acumular dinheiro, a não ser a possibilidade de fazer a maior contribuição que eu puder para fazer a vida ser multiplanetária”.

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Como fica claro, Elon Musk e a SpaceX não devem poupar esforços para fazer com que os planos de levar vida humana para Marte nos próximos anos. Será que tudo isso vai dar certo? É o que estamos ansioso para saber — e confirmar!



Renan Hamann acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.