É aquela época do ano que o natal chegou mais cedo para quem é fã de carros: São Paulo sediará mais uma vez o Salão do Internacional do Automóvel, entre os dias 10 e 20 de novembro – e, pela primeira vez, o TecMundo estará lá para fazer a cobertura do evento, afinal de contas, está cada vez mais difícil separar veículos e tecnologia, certo?
É claro que estamos tão ansiosos quanto um grupo de criancinhas que recebeu um punhado de moedas e está prestes a visitar a loja de doces e, sendo assim, resolvemos que é uma boa ideia reunir aqui os principais destaques que estarão no Salão e que não vemos a hora de poder conferir de perto.
Alguns deles já apareceram em algumas notícias aqui no Tec, mas a gente sabe que é bem mais legal ver de perto! Sem mais delongas, vamos lá:
Audi
A Audi enquanto equipe de automobilismo não está muito bem: depois de 18 anos participando do Mundial de Endurance, a marca viu o escândalo “Dieselgate”, que custou US$ 14,7 bilhões para a Volkswagen, grupo ao qual pertence, minar sua participação a partir de 2017. Como montadora, no entanto, tudo parece ir bem e ela trará para o Brasil algumas novidades legais.
O primeiro destaque fica com o novo R8, que hega sem sua segunda geração ao Brasil (finalmente!). O esportivo vem com um motor V10 5.2 de 610 cavalos de potência.
)
Além dele, o foguete em forma de perua RS6 e o saloon titânico com DNA esportivo RS7 também darão as caras. Fechando o pacote, a família Q de SUVs e crossovers também deve aparecer, além dos modelos esportivos menores, como o RS3 e o A5 Sportback são esperados por lá.
Ah, eles vão levar um veículo lunar pro Salão também:
- Leia também: Os 7 melhores celulares para fotografia em 2025
)
Chevrolet
Com um atrasozinho de quase um ano, a grande estrela do estande da Chevrolet será, sem dúvida alguma, a sexta geração do Camaro. O muscle car está com a mesma carona norte-americana, mas com uma dinâmica um pouquinho mais europeia: está mais leve, menor e mais dinâmico – e mais potente também: são 461 cavalos de potência.
)
O Camaro chega por aqui com suas primeiras 100 unidades fazendo parte de uma edição especial e limitada batizada de “Fifty”, comemorando os cinquenta anos do modelo.
- Leia também: As 10 melhores marcas de ar-condicionado
O outro destaque da Chevy é bem mais civilizado: trata-se da versão hatch do Cruze, equipado com um motor turbo 1.4 com 153 cv. Para fechar, o elétrico Bolt também dá uma passada pelas terras brasileiras como uma demonstração do que a montadora já tem em mãos para o futuro.
)
Dodge
A montadora norte-americana não é tão popular aqui no Brasil, mas isso não impediu que ela viesse com a faca nos dentes para São Paulo. A Dodge vai trazer nada mais, nada menos que seu Challenger mais potente já produzido até hoje: a versão Hellcat, que conta com pornográficos 707 cavalos de potência.
)
O modelo não é vendido de forma oficial por essas bandas, mas a gente não reclama de poder conferir de perto um dos muscle cars mais emblemáticos da atualidade.
Ford
Ah, Ford... Nossa relação vai ser de amor e ódio neste Salão. Amor porque você vai trazer o Mustang GT350R, seu modelo mais potente até agora como um V8 de 533 cv – e, de longe, o meu muscle favorito desta geração –, mas... Ele não é (e nem vai ser, né?) vendido aqui no Brasil. É feio fazer os outros passarem vontade assim.
)
De qualquer forma, se tá ruim pra mim que quero um Mustang, imagina pros milionários e bilionários do Brasil que vão poder ver o supercarro mais moderno e icônico da marca e não vão poder comprá-lo?
Pois é, é o caso do Ford GT 2017, modelo que mostrou que nem só de V8 torcudo vivem os carros norte-americanos. Ele é equipado com um V6 EcoBoost e estará lá – e foi com esse motor que a montadora faturou as 24 Horas de Le Mans em 2016.
A primeira leva dos Ford GT foi limitada a 300 unidades, todas vendidas, e teve até entrevista para definição de quem poderia ou não comprar um.
)
Outro modelo que vai deixar muita gente igual cachorro olhando o frango rodar na padaria (incluindo eu) é a monstruosa F-150 Raptor, que já foi considerado o veículo off-road de produção mais rápido do mundo, também estará no estande da Ford e não será vendida por aqui.
- Leia também: Qual é o ar-condicionado mais econômico de 2025?
)
O Fusion Hybrid também dará as caras por lá. E eu estou torcendo pra que não apareça um Ford Focus RS por lá, senão é tortura demais – a menos que a Ford libere a gente pra dar uma voltinha.
Honda
Depois de ganhar o Salão de Paris com seu conceito do Civic Type-R, a Honda vem para São Paulo com o apetite bem mais contido. A grande aposta da marca nipônica está sendo naquele que é considerado o fruto do amor entre um Fit e um HR-V (ou um CR-V): o WR-V.
O veículo, segundo a montadora, “traz uma inédita combinação de versatilidade e aproveitamento de espaço em uma carroceria compacta de SUV”. Maiores detalhes a respeito do modelo só serão dados em sua estreia no Salão de São Paulo.
- Leia também: Cupom KaBuM | 72% OFF - Outubro 2025
)
O outro destaque não se trata bem de um lançamento, mas sim de um carro de Fórmula 1: a McLaren MP4-31, carro utilizado na temporada 2015 pela equipe britânica e que conta com um motor Honda, estará por lá também.
Hyundai
A marca coreana tem tido um desempenho bem forte nos últimos dois anos aqui no Brasil com o seu HB20 e com a linha de SUVs. Sendo assim, é natural que a Hyundai optasse por levar carros do segmento para lá. O primeiro destaque fica por conta do Creta, um SUV compacto com motor 1.6 de 128 cv, compartilhado com o HB20, e sua plataforma que é compartilhada com o Elantra.
)
- Leia também: Cupom Amazon | 80% OFF - Outubro 2025
A Tucson, o tradicionalíssimo SUV, será apresentado em sua terceira geração e chegará para dividir espaço... Com ela mesma, só que no passado. Essa relação meio bizarra acontece porque a primeira geração e a segunda ainda são vendidas por aqui.
Por fim, o sedã Elantra não será deixado de fora: ele ganhou um tapa no visual e também terá uma nova versão apresentada no Salão. Os carros maneiros, no entanto, ficarão de fora desta vez.
)
Jaguar
A britânica Jaguar trará o seu felino mais violento para a festa: o F-Type SVR, que agora vem com um motor V8 de 575 cavalos de potência e que pode levar o esportivo a 320 km/h de velocidade máxima.
)
Além disso, para mostrar seu compromisso com o futuro, a Jag também levará o seu carro que participará da próxima temporada da Fórmula E. Vale lembrar que a marca recentemente anunciou Noodle, do GorillaZ, como embaixadora da marca, numa tentativa de atrair mais jovens para o segmento de engenharia relacionada a parte de performance.
)
Jeep
O sucesso estrondoso do Renegade trouxe o nome Jeep de volta ao foco aqui no Brasil, mas o destaque, no entanto, vai ficar para outro modelo mais antigo da marca: a Cherokee. Mas não pense que é a Cherokee comum: estamos falando da Grand Cherokee SRT, que é um superesportivo encarnado no corpo de um SUV.
)
O modelo vem equipado com um V8 6.4 de 481 cavalos e faz de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. A parte triste, no entanto, é que essa versão não é vendida oficialmente aqui no Brasil.
Land Rover
A Land Rover chega com duas novidades quentes para o Salão de São Paulo. Uma é a nova Discovery, que vem com um visual completamente reformulado, que deixou ela parecendo um pãozão de forma com 4 rodas – mas um pãozão bonito pra caramba, vale reforçar. Além do novo design, o SUV traz novidades também na parte tecnológica, com alguns mimos como o ajuste de bancos através do smartphone ou tablet.
)
O segundo destaque veio para chocar os transeuntes: a Evoque perdeu o teto e chega em versão conversível aqui no Brasil.
)
Ah, que saudades daquela Vogue...
Lexus
Saindo da Inglaterra, mas sem sair do luxo, a Lexus promete levar o seu belíssimo LC 500, um coupé que conta com um V6 3.5 de 299 cavalos e que conta com mais 60 cv provenientes de um propulsor elétrico.
- Leia também: 3 monitores gamers da LG para comprar em 2025
)
O modelo, por enquanto, vem só para exibição: nada de vendas oficiais por aqui.
Mercedes-Benz
A marca que tem uma novidade para cada dia do ano promete um estande bem recheado, mas sem os modelos que causaram alvoroço lá fora. Isso significa que é bem difícil que as versões conversíveis da Mercedes-AMG GT apareçam por aqui – e mais difícil ainda que a versão com esteroides GT R dê as caras. O novíssimo E63 AMG também deve ser uma ausência sentida.
Por outro lado, a Merc vai trazer os melhores representantes de seus carros mais civilizados pro Salão: a Classe C vai ser representada pela C43 e pela versão conversível do modelo. Já o sedãzão da Classe E vem mais luxuoso e tecnológico do que nunca.
- Leia também: 4 eletroportáteis que você precisa ter em casa
)
Uma agradável surpresa é a possível presença da novíssima Classe X de picapes, com seus dois conceitos apresentados recentemente e que a Mercedes já fez questão de reforçar que tem o Brasil como um dos principais mercados.
)
Nissan
Nissan GT-R. Precisa mesmo falar mais alguma coisa?
)
O esportivo, que já foi conhecido como “matador de supercarros” antes de ver seu preço subir estratosfericamente, agora vai ser vendido de forma oficial no Brasil por “apenas” R$ 900 mil – e é, sem dúvida alguma, um dos modelos mais aguardados no Salão.
Peugeot
A Peugeot parece que está meio desacelerada aqui no Brasil, mas um dos destaques é justamente o seu novo crossover 2008 CrossWay – que, inclusive, a gente já deu umas voltas por aí.
)
Além do 2008, quem deve aparecer por lá é a versão apimentada do 208, a GT THP, com seu motor 1.6 turbo de 173 cavalos, uma receitinha bem divertida.
Tesla
Uma das mais agradáveis surpresas do evento: a empresa de Elon Musk e uma das fabricantes mais revolucionárias dos últimos anos estará presente no Salão de São Paulo e levará o seu sedã Model S para lá.
)
O carro recebeu recentemente uma nova versão, a P100D, que vem com uma bateria de maior capacidade e que permite que o carro atinja de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos no seu "ludicrous mode".
Vale lembrar que agora os brasileiros poderão ter um Model S para chamar de seu: o sedã começou a ser vendido oficialmente aqui no Brasil pela empresa Elektra, de São Paulo, com preços que começam em R$ 650 mil e vão até R$ 785 mil.
Volkswagen
A Volks sentiu bastante o impacto causado pelo “Dieselgate” lá fora. Aqui no Brasil, no entanto, a sensação é de quase normalidade: a montadora vai levar para o Salão a nova geração da Amarok – que, ironicamente, foi um dos modelos afetados pelo escândalo –, reestilizada e que agora vem com um motor de seis cilindros com potência que vai de 163 cv até 224 cv.
)
Outro modelo da VW que também recebeu aquele tapinha leve no visual foi o Up!, que vê seu design ser alterado pela primeira vez desde que recebeu a companhia do Fiat Mobi no mercado.
O pacote de novidades é completado pelas experiências envolvendo realidade virtual e realidade aumentada que acontecerão no estande da Volkswagen e que contemplarão toda a gama de veículos da marca – a gente já teve uma provinha do que vai rolar e contou em detalhes em uma matéria aqui no Tec.
Cobertura completa do Salão do Automóvel
Pela primeira vez, o TecMundo fará a cobertura completa do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que este ano será no São Paulo Expo. Começando já na segunda-feira, dia 07/11, faremos uma transmissão ao vivo na página do TecMundo Auto no Facebook, na qual falaremos um pouco sobre nossas expectativas a respeito do evento.
A partir do dia 08/11, você poderá conferir todas as novidades através de nossos vídeos lá no canal do YouTube, além, é claro, das notícias que serão postadas aqui no site, diretamente lá do Salão de São Paulo, com o encerramento acontecendo na sexta-feira.
Fiquem ligados e preparem-se para uma semana cheia de novidades do mundo automotivo e não deixem de seguir a página do TecMundo Auto!
)