A Capela Sistina localiza-se na Cidade do Vaticano, mais precisamente no palácio apostólico, que é a residência do Papa Bento XVI. O Vaticano é uma espécie de país dentro da cidade de Roma, sob o comando da Igreja Católica.
É nesta famosa capela que os cardeais da igreja escolhem o próximo Papa. Ela foi construída no final do século XV, encomendada pelo papa Sisto IV, e levou oito anos para ficar pronta. São 40,9 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e 20,7 metros de altura.
Inicialmente, suas paredes foram decoradas com afrescos dos principais artistas renascentistas da época como Botticelli, Rosselli, Signorelli, Ghirlandaio e Perugino. A cidade de Florença era o centro das artes naquele momento, mas com a grande chamada de artistas para Roma na conclusão desta obra, Sisto IV foi responsável por mudanças na História da Arte.
No entanto, apenas anos depois, em 1508, Michelangelo foi chamado a Roma pelo então papa Júlio II. Inicialmente ele, que se considerava antes de tudo um escultor, foi convidado para fazer o mausoléu do Papa, mas acabou destinado a pintar o teto da Capela Sistina.
No pontificado do papa Paulo III, em 1534, Michelangelo volta à Capela Sistina para realizar a obra O Juízo Final, localizada atrás do altar. Esta pintura grandiosa levou cerca de sete anos para ser finalizada.
O Vaticano proporciona agora um tour virtual para que você possa passear pela capela Sistina e admirar suas obras sem sair de casa. O site oferece ampla visão do local e imagens – ou pelo menos a maioria delas - em alta resolução. O Baixaki une história e tecnologia para fazer um pequeno tutorial deste monumento histórico.
Pré-requisitos
- Conexão com a internet.
- Acesso ao site, clicando no botão abaixo:
- Flash Player instalado, para visualizar o site.
Onde você está?
Ao abrir o site, você pode ver o altar e a obra O Juízo Final. Sua visão é de quem está posicionado exatamente no meio da capela, mas com a vantagem de um zoom generoso, que permite observar pequenos detalhes das obras de Michelangelo.
)
No entanto as obras que estão em boa resolução são exatamente aquelas pintadas por Michelangelo. Os afrescos nas paredes laterais da Capela Sistina não têm imagens tão boas e ângulo de visão privilegiado.
)
O Juízo Final também apresenta diferenças de resolução. A parte superior traz imagens mais claras e nítidas, enquanto a inferior, mesmo que nítida, está escura demais.
)
Como se movimentar pela capela?
Não há como mudar o ângulo de visão, mas é possível utilizar o zoom (1) - no canto inferior esquerdo da tela – para observar tudo em detalhes. Clicando sobre o M (2) você altera o modo de movimentação através do mouse.
No primeiro modo, é possível ser mais preciso – clicando e arrastando a tela para o lado que deseja ir. Esta movimentação é mais devagar, mas pode ser mais objetiva. Ao clicar no M pela segunda vez, a movimentação torna-se mais livre e rápida, bastando clicar com o botão esquerdo do mouse e “empurrar” a tela para aonde quiser.
Quais os principais detalhes para observar?
A parte de tecnologia é simples: basta movimentar-se com o mouse e dar zoom para observar os detalhes. Mas quais são as principais coisas que devemos conhecer na Capela Sistina?
O teto da Capela Sistina
)
A parte central mostra histórias do Genesis. Inicialmente, Deus separando a Luz das Trevas (1), depois Deus criando o Sol e a Lua (2), Deus separando a terra das águas (3), em seguida o mais famoso, A Criação de Adão (4), A Criação de Eva (5), O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso (6), O Sacrifício de Noé (7), O Dilúvio Universal (8) e por fim, Noé Embriagado (9).
O círculo no canto inferior esquerdo representa Davi e Golias. O canto superior esquerdo traz Judith e Holofornes, personagens do Velho Testamento. Haman é outro personagem bíblico, que tentou exterminar o povo judeu. Sua punição é retratada por Michelangelo no canto inferior direito da obra. O círculo superior direito mostra a Serpente de Bronze.
A Criação de Adão
A Criação de Adão é, com certeza, uma das obras mais famosas em toda a História da Arte. Reproduções são obrigatórias em livros sobre o assunto. Além disso, podemos ver novas interpretações em vários lugares, aparecendo até mesmo em um episódio do seriado The Simpsons.
)
A obra tem tamanho de 280 cm x 570 cm e foi pintada por volta de 1511. Deus e Adão têm figuras semelhantes, pois “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. O famoso detalhe dos dedos que quase se tocam teve de ser refeito ao longo dos anos. Com este gesto, Deus dá a Adão a vida.
O Juízo Final
Por ser uma pintura na parede, muitos podem pensar que é uma obra mais fácil de ser realizada do que o teto da capela. No entanto, ela levou cerca de três anos a mais para ser finalizada.
)
A obra grandiosa tem vários pontos que chamam atenção. Ao centro, vemos Jesus Cristo (1) ao lado da Virgem Maria, cercado por São Pedro (2), São Lourenço (3) e São Bartolomeu (4).
)
Os corpos definidos e com maior destaque do que a paisagem fazem parte da formação de escultor de Michelangelo. O juízo Final é uma obra de angústia e desespero, em parte inspirada no Inferno de Dante Alighieri.
A parte inferior esquerda mostra a ressurreição dos mortos:
)
Do outro lado, os condenados são levados em um bote empurrados por Caronte, figura mitológica grega que levava os mortos para o inferno.
)
Obras de outros artistas
Mesmo em menor resolução em ângulo desprivilegiado, é possível observar obras de outros artistas, como A Entrega das Chaves a São Pedro, de Pietro Perugino.
)
Ao pintar O Juízo Final, Michelangelo teve de apagar, inclusive, outro afresco de Perugino que estava na parede.
Rastros de restauração
A reprodução das imagens é tão fiel, que mesmo as partes da capela que não foram reformadas aparecem. A Capela Sistina ficou mais de dez anos fechada por conta de restaurações que tinham o objetivo de resgatar as cores originais pintadas por Michelangelo.
No entanto, algumas partes da capela foram mantidas, para que o público veja a diferença entre as paredes e cores. No canto superior direito da obra O Juízo Final, podemos observar um quadrado escuro que serve como amostra do “antes e depois” da restauração.
)
Uma viagem para a Itália não é dos investimentos mais baratos, mas todos nós temos direito a conhecer e se deslumbrar com um dos lugares mais importantes para a História da Arte e a fé católica. Por essa razão a digitalização feita pelo Vaticano, que permite amplo acesso à Capela Sistina e observação de suas obras, é fundamental para difusão de conhecimento. Então, acesse o site e boa viagem!
)